Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Tecnologias para ajudar na prevenção de problemas emocionais

Giselle Felix
Fisioterapeuta

Estima-se que 23 milhões de brasileiros sofrem com problemas emocionais nos dias de hoje, sendo 5 milhões os casos de nível moderado a grave. Economicamente falando, esse fato também é muito ruim, já que transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento de colaboradores.

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia de terapias on line, alidas a isso, tecnologias tem facilitado levar atendimentos psicológicos onde quer que pacientes e profissionais de saúde estejam. Inúmeras plataformas tem ajudado não só as pessoas a superarem seus desafios de saúde mental, mas a conscientizar a sociedade do quão importante é cuidar da saúde mental, o que ainda é um grande desafio.

Durante a premiação mundial de 2019 da Cartier Women’s Initiative Awards, que reconhece empreendedoras mulheres que estão à frente de negócios de impacto social, uma startup brasileira que conecta psicólogos a pacientes ficou em segundo lugar na categoria América Latina, onde ao todo, três mil pessoas se inscreveram para a premiação. 

Entretanto, é preciso ressaltar que no caso do uso de tecnologias para o combate à depressão, ansiedade e até mesmo sucicídio, não basta facilitar o acesso ao psicólogo, mas atuar de forma integral, quebar realmente o estigma social de ir ao psicólogo. Para isso, campanhas massificadas, que se apropriem de canais digitais, além dos canais tradicionais, são muito importantes para alcançar o paciente de hoje. Em um curto espaço de tempo, a uma escala que pode impressionar em número de alcance, é possível impactar positivamente a vida das pessoas, através de tecnologias.

Referências:

Plataforma de orientação psicológica alcança 1,5 milhão de vidas cobertas no Brasil e ajuda empresas a darem salto de produtividade – InfoMoney: https://www.infomoney.com.br/negocios/noticias-corporativas/noticia/8128512/plataforma-de-orientacao-psicologica-alcanca-15-milhao-de-vidas-cobertas-no-brasil-e-ajuda-empresas-a-darem-salto-de-produtividade

Fundadora de startup brasileira de psicologia recebe prêmio mundial: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,fundadora-da-startup-brasileira-de-psicologia-recebe-premio-mundial,70002819404

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *