Sociedades de Especialidades Médicas

Sociedade Brasileira de angiologia e Cirurgia Vascular

Por: Equipe da Redação
redacaoobservatorio@gmail.com

Segundo dados da organização mundial da Saúde, as doenças que mais matam no mundo estão relacionadas a problemas vasculares. Entre as situações mais comuns resultantes do mau funcionamento dos vasos estão a aterosclerose, o pé diabético, a embolia pulmonar e a formação de aneurismas, que podem se desenvolver em qualquer artéria do corpo (ilíacas, femorais, poplíteas e viscerais, incluindo artérias cerebrais).

O tratamento e a prevenção a problemas desse tipo estão sob a incumbência dos médicos especialistas em angiologia e cirurgia vascular. Porém, para que esses especialistas exerçam um trabalho amplamente qualificado é importante que essa categoria tenha o reconhecimento e os recursos necessários. No Rio de Janeiro, a entidade que assegura esse cuidado é a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular regional (SBACV-RJ), que é ligada a SBACV-Nacional. Entre as principais missões da entidade está a valorização profissional através da manutenção da credibilidade desses especialistas.

Além de promover o aprimoramento dos especialistas e estimular a produção científica, a SBACV-RJ realiza campanhas de conscientização sobre problemas que podem acometer a saúde vascular. A proposta dessas ações é orientar a população sobre como prevenir esse tipo de doença e sobre a importância de consultar um especialista.

A sociedade também é responsável por fomentar o estudo da angiologia, da cirurgia vascular, dos métodos terapêuticos da cirurgia endovascular e de outras atividades científicas e profissionais desenvolvidas dentro do seu campo de ação.

De acordo com o presidente da SBACV-RJ, Dr. Breno Caiafa, a entidade também atua contra a invasão de prerrogativas médicas e contra abordagens antiéticas. Nesse sentido, ele explica que o apoio da população é fundamental para a boa prática da medicina.

“É importante que a população entenda que o angiologista e o cirurgião vascular são os médicos dedicados ao tratamento das doenças vasculares. Não há outras especialidades que possam substituir as funções desses profissionais. Eles entendem não apenas das doenças, como também suas consequências e complicações. O tratamento de varizes dos membros inferiores, por exemplo, está muito longe de ser apenas uma questão estética. Deve-se considerar a relação dessas doenças com o restante do organismo, por isso o especialista é indispensável”, explica o médico.

Sobre a prevenção a problemas vasculares, a SBACV-RJ destaca a importância de hábitos saudáveis. Na alimentação, por exemplo, é aconselhável evitar o excesso de gordura, porque ela pode gerar sérios riscos à saúde dos vasos. Também é fundamental praticar exercícios físicos, para estimular a circulação, e evitar ficar muito tempo na mesma posição, o que pode prejudicar a circulação sanguínea dos membros inferiores.

2 comentários em "Sociedade Brasileira de angiologia e Cirurgia Vascular"

  1. Marcio Meirelles disse:

    Tal como outras sociedades médicas, a SBACV-RJ, que reúne os médicos vasculares do estado do Rio de Janeiro, tem promovido diversos eventos em locais públicos visando a esclarecer a população sobre as doenças a que se dedicam os seus especialista. Em 2017, muitas dessas atividades, realizadas em bairros da capital e outros municípios do estado, tiveram a cobertura do Observatório da Saúde. Parcerias semelhantes deverão se estender, gradativamente, a outras instituições da área da Saúde.

  2. Claudio Vieira disse:

    Louvável a iniciativa da Sociedade de promover eventos para esclarecimento da população.
    O Ministério da Saúde deveria ter programas permanentes de esclatecimentos a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *