Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Segunda feira sem carne

download (1)

Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. A proposta de hoje é tentar algo que trará um enorme benefício não só para a sua saúde, mas para todos, incluindo o planeta: retirar a carne do cardápio de segunda-feira.

A cada vez que nos deparamos com notícias sobre a crise ambiental em jornais, revistas, na televisão ou no rádio, não conseguimos, em geral, perceber a relação entre o nosso cotidiano e este quadro, cada dia mais grave. Muitas vezes, remetemos à responsabilidade de outros sem olhar para os nossos hábitos em nossas casas, trabalhos e comunidades. Atribuímos, paradoxalmente, à coletividade, uma responsabilidade que não adotamos para as nossas vidas.

Poderemos também estimar o quanto da Natureza “utilizamos” para sustentar nossas formas de moradia, alimentação, locomoção e lazer, ou seja, o nosso estilo de vida. Assim, identificaremos uma relação direta entre o simples fato de fazer compras em um supermercado e a queda nos índices de biodiversidade no planeta, por isso, adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Por isso, o desafio que lançamos hoje é sobre você pensar em se isentar do consumo de carne, se possível de qualquer alimento de origem animal,* às 2ª feiras (*produtos de origem animal na alimentação incluem carnes vermelhas e brancas, embutidos, ovos, laticínios, mel, gelatina etc, ok?).

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação exerce sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a substituí-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores. Essa campanha foi lançada no Brasil em outubro de 2009, numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Fora daqui, é apoiada por inúmeros líderes internacionais em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney).

A proposta da Coluna Saúde do Futuro é rever nossos conceitos, hábitos e comportamentos, por exemplo, sabemos que 60% da água doce disponível em nosso planeta é destinada à produção de alimentos, e que segundo dados do órgão Water Footprint Network, são necessários 15.400 litros de água para produção de 1kg de carne bovina. Por isso, está feito o convite: saiba mais acerca de um conceito cada vez mais estudado e discutido no mundo e descubra uma estimativa de quantos planetas Terra seriam necessários, caso todos os seus habitantes tivessem o seu estilo de vida. Quer saber como? Numa tentativa de reverter este cenário, isto é, chamar os brasileiros a uma ação integrada pelo meio ambiente, o WWF-Brasil, uma organização não-governamental dedicada desde 1971, à conservação da Natureza, elaborou o conceito de Pegada Ecológica, que nos leva a perceberemos que nossa trajetória pelo planeta deixa “marcas”, “pegadas”, de acordo com a forma como caminhamos. Uma das práticas que ajudam a diminuir a sua Pegada Ecológica está relacionada à alimentação, por isso estamos sugerindo o primeiro dia da semana para você se engajar nesta iniciativa, diminuir sua Pegada e ser um cidadão que cuida do planeta a partir desta simples atitude. Há muitas outras coisas que você pode fazer no seu dia-a-dia, basta ter disposição e prestar atenção no caminho! Se estiver com curiosidade para calcular sua Pegada Ecológica, segue o link: http://www.pegadaecologica.org.br/2015/index.php

A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece no link que estamos disponibilizando a seguir receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante: (http://www.segundasemcarne.com.br/category/receitas/ )

Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Já que estamos todos interligados, numa sociedade cada vez mais interdependente, podemos dizer que esta é uma tarefa coletiva! Que tal mobilizar mais pessoas e começar a promover mudanças na sua casa, no trabalho e mesmo na cidade? #culturadesaude

Sites para consulta:

www.wwf.org.br

http://www.segundasemcarne.com.br/

www.ecofoot.org/

http://waterfootprint.org/en/

www.myfootprint.org/

https://www.greenme.com.br/consumir/consumo-consciente/552-os-10-alimentos-que-mais-consomem-agua

http://www.pegadaecologica.org.br/2015/index.php

2 comentários em "Segunda feira sem carne"

  1. Marcio Meirelles disse:

    Talvez nem todos se animem a não comer carne num determinado dia e, menos ainda, a virar vegetariano. Mas o mérito deste artigo parece estar em nos alertar para a necessidade indiscutível de adotarmos “estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente”, lembrando-nos de que nada sai de graça nesse mundo e que, no final, quem paga a conta do nosso descaso é a nossa “aldeia global, o meio ambiente.

  2. Maria de Fátima disse:

    O artigo nos faz refletir sobre a importância de cuidarmos mais da nossa saúde, afinal as pesquisas médicas nos mostram os malecíos que as carnes causam ao nosso organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *