Sociedades de Especialidades Médicas

SBEM-RJ esclarece o papel do endocrinologista

Por Equipe da Redação
redacao@observatoriodesauderj.com.br

A internet está repleta de informações sobre doenças, fórmulas de medicamentos e até descrição de sintomas que levam à população a acreditar que é portador de determinada doença! Mas, a fonte mais segura sobre cada especialidade médica é o especialista. A internet, muitas vezes, facilita na busca da informação, mas pode apresentar certa vulnerabilidade por não garantir que todas as fontes sejam confiáveis.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, entidade sem fins lucrativos, é responsável pela divulgação do que são as especialidades de Endocrinologia e Metabologia e as doenças que são tratadas pelo endocrinologista. Essas informações são extremamente importantes, inclusive, como forma de prevenção a doenças.

O endocrinologista não é somente o profissional que auxilia no processo de emagrecimento, essa é uma das atribuições deste especialista. Ele cuida das doenças do sistema endócrino, ligadas a glândulas como: pâncreas (a doença mais comum é o diabetes), tireoide (controlando seu funcionamento), hipófise (onde são produzidos hormônios que, basicamente, controlam todas as outras glândulas) e glândula adrenal (que fica acima do rim); problemas nos ovários e testículos também são tratados pela endocrinologista. Já a atuação na parte metabólica envolve a ação em distúrbios de lipídios, aumento de colesterol e de triglicerídeos, obesidade e diabetes, que é uma doença metabólica.

A Dra. Flávia Lúcia Conceição, Presidente SBEM-RJ (regional do Rio de Janeiro), reforça a importância da informação à população e nos diz, em entrevista, uma importante função da Sociedade é promover campanhas populares visando à prevenção de doenças; principalmente a prevenção da obesidade e do diabetes. A Dra. Flávia alerta: “ A obesidade e o diabetes são doenças que podem ser prevenidas com mudanças simples nos hábitos de vida, como ter uma alimentação saudável e fazer atividade física já ajuda e muito na prevenção dessas doenças; que são muito prevalentes na nossa população”.

SBEM

Um grupo de médicos fundou a SBEM em 1950, com a missão de promover a endocrinologia e a metabologia, valorizar os especialistas ligados a ela – qualificando, conferindo títulos e dando suporte à educação continuada e a pesquisa – prezando pelo cumprimento de sua missão. Seus valores estão voltados para a fidelidade aos princípios éticos e a dignidade profissional, respeitando os fundamentos científicos, no interesse do paciente e da comunidade.

Para identificar um especialista no estado do Rio de Janeiro, não só o endocrinologista, é só entrar no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e fazer uma pesquisa, pelo nome do médico. Ao lado do nome do médico deve aparecer a especialidade e o RQE (Registro de Qualificação de Especialista).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *