Notícias

Projeto Saúde na Base reúne voluntários para avaliação em unidades de saúde no Rio

Foto – OBS-Rio
Por Maylaine Nierg

Em apoio aos esforços para a melhoria da saúde no Rio, o Observatório Social do Brasil – Rio de Janeiro (OSB-Rio), em parceria com a CGU (Controladoria Geral da União), está realizando uma ação para avaliar o atendimento e a estrutura da atenção básica primária. O “Projeto Base” reuni voluntários de diversos bairros da cidade para auxiliarem em uma espécie de fiscalização de Clínicas da Família e postos de saúde próximos aos locais onde moram.

De acordo com o OSB-Rio, o trabalho será realizado presencialmente e através de um aplicativo com o questionário da avaliação. A previsão é de que cada voluntário realize cerca de quatro avaliações, no período de 90 dias, entre os meses de fevereiro e abril de 2019.

O projeto é inspirado nas experiências bem sucedidas, com uso de aplicativo, realizadas em outros Estados, e tem como fundamentação a avaliação da prestação de serviço, prevista no §1º do art. 23 da Lei 13.460/2017, no que diz respeito ao atendimento e estrutura da atenção primária.    

Segundo a presidente do OSB-Rio, Tatiana Bastos, o “Saúde na Base” é uma forma de estimular a participação popular em questões que envolvem o bem-estar de todos

                                     
“A sociedade precisa parar de delegar apenas de dois em dois anos a responsabilidade por um bom governo e uma boa prestação de serviço público. A partir do momento que nós, sociedade, entendemos o nosso papel e nossa participação ativa, não tenho dúvida que com a parceria dos controles internos e externos, institucionais, há possibilidade de uma gestão pública mais eficiente e eficaz, em qualquer nível do governo: municipal, estadual ou união”, ressalta Tatiana.

A presidente se reuniu recentemente com a Diretoria do Observatório da Saúde para falar sobre essa ação, e conquistou mais uma parceria para fortalecimento desse e de outros projetos do OSB-Rio. De acordo com o presidente do Observatório, Dr. Marcio Meirelles, a melhoria da atenção primária é um interesse em comum entre essas duas entidades, que surgiram para observar e propor mudança no contexto social e político do Rio de Janeiro.

Os interessados em participar do projeto Saúde na Base devem preencher o formulário disponível nesse link: https://goo.gl/pVQ2pT.

Para maiores informações entre em conato com o OBS-Rio no e-mail riodejaneiro@osbrasil.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *