Notícias

Profissionais de Educação Física são fundamentais para promoção da saúde

Por: Equipe da Redação

redacao@obsevatoriodasauderj.com

 

Sensação de bem-estar, melhora do condicionamento físico, redução de peso controle da ansiedade e da depressão e prevenção contra diversos tipos de doenças. Esses são alguns dos principais benefícios gerados pela prática de exercícios físicos. Existem inúmeras formas de inserir essas atividades no contexto diário. Pode ser através de uma academia, de um esporte ou até de uma simples caminhada.

 

Quando esses exercícios são orientados por um especialista, os resultados tornam-se ainda mais satisfatórios. Os profissionais de Educação Física podem atuar no acompanhamento de idosos, gestantes, deficientes, pessoas com problemas cardíacos e outros tipos de doenças, indicando atividades físicas que beneficiem a saúde.

 

Nesta sexta-feira (01) é comemorado o Dia do Educador Físico. A data foi escolhida por coincidir com a instauração da Lei Federal 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a profissão.

 

Essa carreira está se tornando cada vez mais abrangente. Segundo o coordenador de Educação Física da Universidade Castelo Branco, Valcir Rocha, nos últimos anos, houve a inserção de disciplinas específicas para que os profissionais desse setor desenvolvam alta performance, com foco em saúde e qualidade de vida.

 

“Atualmente, temos várias disciplinas específicas dentro do curso com o viés na área da saúde. No bacharelado, por exemplo,  nós temos uma atividade voltada para grupos especiais como cardiopatas, diabéticos, hipertensos e outras doenças do tipo. É importante destacar que, hoje em dia, o profissional de educação Física pode atuar em diferentes unidades de saúde em conjunto com fisioterapeutas, nutricionistas e diversos outros profissionais”, explica.

 

Atividade física e prevenção

 

De acordo com levantamentos divulgados em abril de 2017, pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 2006 e 2016, a diabetes no Brasil cresceu 61,8%. Nesse mesmo período, a obesidade no país aumentou em 60%. Em muitos casos, essas doenças estão diretamente relacionadas ao estilo de vida sedentário e podem ser prevenidas ou tratadas com o apoio de um educador físico.

 

“A prática de esportes e de atividades físicas no geral são eficientes na prevenção de diversos tipos de doenças físicas e psicológicas. Além disso, o hábito de se exercitar proporciona lazer e qualidade de vida ”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *