Notícias

Por que o oftalmologista é o profissional que deve cuidar dos seus olhos?

Beautiful Blue Eye

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Visão, 12 de outubro, o Observatório da Saúde alerta sobre a importância de procurar o especialista certo para tratar da saúde dos olhos. Todas as pessoas que desejam, e veem a necessidade, cuidar da visão devem procurar um oftalmologista. Isso porque ele conhece toda a estrutura ocular, assim como seu funcionamento e predisposições. Por isso, serviços como exames de vista, indicação de óculos e prescrição de colírio só podem ser feitos com esse profissional.
É importante destacar que a visão é um sentido muito importante no corpo humano, e seu funcionamento é complexo; procurar a ajuda do especialista para exames de rotina é uma questão de prevenção. Segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, um terço da população brasileira com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista.

Porque tem muita diferença entre o oftalmologista, oculista e optometrista.

Por formação, o oftalmologista é o médico especialista na saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar doenças da visão e anexos, realizar cirurgias, além de identificar erros de refração. O oftalmologista é um ESPECIALISTA da Medicina com atuação em subespecialidades, que tratam doenças orbitárias, plástica ocular, oftalmopediatria, cirurgia refrativa, catarata etc.
A formação de um oculista permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do oftalmologista, produzir lentes, montar e consertar óculos, cuidando de sua manutenção, e orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada. O oculista NÃO prescreve receitas médicas.
O optometrista pode ter formação tanto técnica quanto de nível superior, com base no conhecimento das ciências ópticas e visual, sendo seu foco a qualidade visual. Embora este profissional realize exames, como investigação detalhada para determinar quais problemas oculares o paciente está enfrentando, quando detectada uma demanda para tratamento médico ou cirúrgico,o paciente deve ser encaminhado a um oftalmologista. O optometrista é PROIBIDO, por lei, de exercer atos somente permitidos ao oftalmologista como diagnóstico final e tratamento de doenças relativas ao globo ocular.

A importância do exame de vista criterioso

A visão é um bem precioso e requer cuidados muito específicos! O checkup ocular é uma providência importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Mas a escolha do profissional adequado é determinante para uma avaliação segura. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocementedoenças que podem levar à cegueira, e para isso o trabalho do Oftalmologista é mais preciso.
Adquirir óculos sem uma consulta médica pode privá-lo da oportunidade de verificar algum outro problema, às vezes silencioso, porém traiçoeiro, a exemplo do glaucoma, que compromete seriamente a visão. Jamais use óculos de grau sem prescrição médica e não use óculos de sol “piratas”! Tomar precauções com o uso e a limpeza das lentes de contato também são cuidados indicados para manutenção da saúde ocular.
O exame de vista de rotina, embora seja simples, precisa ser realizado por um médico oftalmologista. Isso porque uma consulta com especialista pode determinar mais do que o grau dos óculos, pode avaliar a saúde ocular e veri-ficar se há algum problema que ainda não produziu sintomas.

As doenças que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são: catarata, hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, glaucoma, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, AIDS, toxoplasmose e hipertensão arterial.

Cuidados especiais com a saúde ocular

O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido de 3.892 doenças! Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar! O oftalmologista é um médico com competências para cuidar deste órgão, por conhecê-lo com muita propriedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia ou “vista cansada” na sua Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. E só podem ser diagnosticadas e tratadas por um oftalmologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *