Coluna Cultura de Saúde

Por que o Envelhecimento Ativo é tão importante para a população?

allies-for-aging-well-push
Coluna Cultura de Saúde
Dr. Newton Miguel Moraes Richa - Médico do Trabalho

Por que o Envelhecimento Ativo é tão importante para a população?

Nosso país deve se tornar um país de idosos em 2030, fato este que acontece quando o grupo de pessoas de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos. Nossa grande diferença para os outros países, neste aspecto, é que na maioria dos demais envolvidos, quando as pessoas envelheceram, essas nações já eram ricas e desenvolvidas. Por aqui, faltam serviços e produtos para suportar este desafio, além de vários elementos para alcançarmos então o esperado desenvolvimento.

Sob a ótica da longevidade populacional, desde 2006, a Organização Mundial de Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo” para reconhecer que além dos cuidados com a saúde, outros dois fatores afetam o modo como os indivíduos e as populações envelhecem: a participação e a segurança. Já se passaram 11 anos desde a criação desta abordagem para o desenvolvimento de políticas e programas, que tem o potencial de reunir muitos dos desafios relacionados ao envelhecimento individual e populacional.

Em contrapartida, isso ajudaria a compensar os crescentes custos com pensões e aposentadorias, assim como despesas com assistência médica e social. Além disso, os benefícios que se pretende alcançar são inúmeros como: elevar a qualidade de vida; reduzir as doenças crônicas na Terceira Idade; estimular um estilo de vida saudável ao longo da vida; ter mais pessoas participando ativamente nos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da sociedade, em atividades remuneradas ou não; e na vida doméstica, familiar e comunitária, menos gastos com tratamentos médicos e serviços de assistência médica.

A saúde, principal foco da nossa discussão, está relacionada à adoção de um estilo de vida em que as ações realizadas ao longo dessa trajetória assegurem, na velhice, a preservação da autonomia, a redução das doenças crônicas e menor necessidade de medicamentos. Portanto, a reflexão de hoje é sobre o que posso fazer, com os recursos que tenho, para adotar hábitos mais saudáveis? Como posso influenciar minha família desta forma, e juntos, contribuirmos para um mundo mais saudável, a começar a contagem por nós?

Referências:
Australasian Science: 2016 Control Publications Pty Ltd – ABN 46 006 591 304.
Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade, Centro Internacional de Longevidade Brasil, 2015.
IBGE: estatísticas de 2016 sobre o envelhecimento populacional.

Saúde: compreender para melhor proteger.

Um comentário em "Por que o Envelhecimento Ativo é tão importante para a população?"

  1. Nídia Rebouças disse:

    Adorei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *