Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

OMS revela planos para criar um Departamento de Saúde Digital

Giselle Felix
Fisioterapeuta

A OMS revelou no início deste mês, planos para criar um Departamento de Saúde Digital, juntamente com uma série de reformas que, segundo a instituição, são as “mais abrangentes na história da organização”.

O Departamento de Saúde Digital irá, de acordo com a OMS, aproveitar o “poder” da saúde digital e inovação, apoiando os países para avaliar, integrar, regular e maximizar as oportunidades de tecnologias digitais e inteligência artificial, ir além da compreensão da promessa da saúde digital e acelerar a implementação.

O anúncio segue um recente evento organizado em fevereiro deste ano pelo escritório regional da OMS para a Europa, que reuniu um conjunto de partes interessadas para criar uma rede que iria avançar na digitalização dos sistemas de saúde na região.

Outras reformas incluem o desenvolvimento de uma nova divisão de dados, análise e entrega para “melhorar significativamente a coleta, o armazenamento, a análise e o uso de dados para impulsionar a mudança de políticas nos países”.

A OMS disse que as medidas foram elaboradas por seu Grupo de Políticas Globais após “um período extenso de consultas” com a equipe.

“Este é um momento histórico para a OMS. Pela primeira vez, os chefes dos 7 principais escritórios trabalharam juntos para identificar as mudanças que precisamos fazer em todos os três níveis da OMS – sede, escritórios regionais e escritórios nos países – para transformar essa grande organização e nos tornar mais eficazes e eficientes. ”, Disse o diretor-geral, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um discurso.

O Dr. Takeshi Kasai, diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, acrescentou que havia a necessidade de construir um método “mais forte, mais sistemático” para ajudar os países a alavancar o uso de tecnologias digitais e inovação para “apoiar suas prioridades nacionais”.

“Em todo o mundo, a inteligência artificial e a saúde digital estão mudando a forma como a assistência à saúde é administrada em todo o continuum de atendimento, para promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. Há muitas oportunidades a serem enfrentadas, desafios a serem superados e decisões políticas a serem tomadas, para maximizar a incrível oportunidade de ferramentas digitais para a saúde.

“A OMS tem um papel único a desempenhar na assessoria aos países sobre como maximizar as oportunidades das tecnologias digitais, evitando as armadilhas com regulamentação apropriada”, acrescentou o Dr. Kasai.

Fonte: https://www.healthcareitnews.com/news/who-unveils-plans-create-department-digital-health

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *