Notícias

O amor ao próximo no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Como a empatia pode ser uma ferramenta de prevenção ao suicídio.

Suicide_Prevention_Day
Por  Rafael Let
redacaoobservatorio@gmail.com

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção de Suicídio (ABEPS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é celebrado há 16 anos no dia 10 de setembro. A data se junta ao setembro Amarelo (Mês de conscientização sobre o tema) para promover globalmente  ações de  conscientização e prevenção ao suicídio.

No Brasil, o foco principal  da  campanha deste ano foi definido pelo Ministério da Saúde em reunião ordinária no mês de agosto.  Na ocasião o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta informou que este Setembro Amarelo teria como tema relevante a prevenção do suicídio entre jovens.

Especialistas do Ministério da Saúde afirmam que esse assunto é complexo e não pode ser descrito por um só fator, mas que o aumento do suicídio entre jovens é um fenômeno mundial e ,por isso, f a escolha do tema principal deste setembro amarelo, que  focará na importância do papel da educação como ferramenta de prevenção.

Considerado por muitos professores e especialistas como o “Dia D do setembro amarelo”, as campanhas neste dia 10 terão ênfase na propagação direta as instituições de ensino. Dentre os temas que serão abordados estão as boas práticas comunitárias e a responsabilidade emocional.

Este segundo tema é interpretado como um estudo ético no qual os indivíduos aprendem a lidar com as emoções que imprimem e/ou recebem dos outros. A falta de responsabilidade emocional pode gerar nestas pessoas a dissociação dos sentimentos, ou uma explosão emocional, e ambos os casos podem ser o gatilho para uma futura tragédia.

A  psicóloga Nara Matos, Coordenadora de psicologia médica do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) fala ao Observatório da Saúde sobre a importância da responsabilidade emocional para a prevenção de diversos casos.

“Nesta sociedade acelerada pela internet, a falta de responsabilidade emocional é um dos motivos principais para o aparecimento de pessoas carentes, solitárias e ansiosas. Quando possuímos empatia podemos compreender melhor o peso de nossas ações nestas pessoas. A responsabilidade emocional é uma ferramenta de prevenção para sabermos como melhor ajudar, ou até mesmo quando pedir ajuda”.

Um comentário em "O amor ao próximo no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio"

  1. Meire Cristine Ferreira de Souza disse:

    Muito bom! O amor desperta a sensibilidade para compreender e agir as questões relacionadas com o suicídio. A partir desse toque de emoção, o conhecimento, através dos estudos, é o caminho para prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *