Isis Breves

Saúde Coletiva

Por Isis Breves

Novembro Azul

novembro azul

A coluna Saúde Coletiva não poderia deixar de abrir o mês de novembro com a Campanha Mundial de Conscientização para o Câncer de Próstata, o Novembro Azul! O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.  Dados do Ministério da Saúde (MS) não são animadores e apontam para 70% dos homens brasileiros só vão ao médico quando levados ou influenciados pela família para fazer o exame de próstata. O toque retal é o exame para diagnóstico da doença e é muito estigmatizado, o que faz com que os homens não o realizam e deixam de se prevenir de uma das maiores causas de morte da população masculina no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos casos é diagnosticado tardiamente e dos casos identificados, 25% morrem da doença.

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. As estimativas do MS apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.  

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) disponibiliza a Cartilha “Câncer de Próstata: Vamos falar sobre isso?” que possui todas as informações de prevenção, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, em uma linguagem simples para conscientizar os homens brasileiros de que o exame diagnóstico precoce, salva vidas!

Vamos compartilhar essa cartilha! Fale com seu pai, marido, irmão e amigo! O acesso é gratuito!

Segue o link da cartilha:

https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *