Notícias

Novembro Azul: incentivando os homens a cuidarem da saúde

Novembro é um mês internacionalmente conhecido por ser dedicado as ações relacionadas à saúde do homem. A campanha Novembro Azul, que  surgiu com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde.

  Em 2012, a campanha chegou ao Brasil e desde então vem crescendo as diversas formas de alertar os homens sobre a importância do cuidado a saúde, dando uma atenção especial à prevenção do câncer de próstata e ao diabetes.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, 50% dos homens só procuram ajuda médica quando estão com algum sintoma que começa a atrapalhar a rotina ou com alguma doença já em estágio avançado.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é um dos tipo de câncer muito comum entre os homens. A estimativa é de cerca de 68.220 novos casos entre 2018 e 2019.

 Os riscos da doença são maiores para aqueles que já tiveram  caso na família, podendo ser portadores de câncer de próstata hereditário, ter uma má alimentação e  não praticar exercícios físicos também podem levar ao câncer. 

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata e o Observatório da Saúde chama a atenção para o diagnóstico precoce da doença. É essencial que homens, a partir dos 50 anos, visitem periodicamente o médico para a realização do exame do toque. 90% dos diagnósticos precoces tem grandes chances de cura.

Em entrevista ao Portal da Urologia, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Sebastião Westphal, disse que o problema não é mais o preconceito com o exame do toque, mas, sim o medo de ser diagnosticado com a doença.” Vale lembrar, que já  existem tratamentos conservadores indicados em casos de doença de baixa agressividade, nos quais não vamos realizar nenhum procedimento, apenas acompanhar a evolução da doença com exames periódicos”, afirma o médico.

Diabetes

O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) por falta da insulina produzida pelo pâncreas. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 54% dos homens no país. Os principais sintomas do diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento.

 No mês em que celebra o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Diabetes promoverá eventos para conscientização do tratamento da doença, com palestras de como cuidar do pé diabético e aulas com atividades físicas para adultos e crianças. Para mais informações sobre a programação do novembro azul da Sociedade Brasileira de Diabetes, acesse o site http://www.diabetesrio.org.br/ e confira a agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *