Programa Saúde do Futuro

Níveis de Responsabilidade pela Saúde

Coluna Cultura de Saúde
Dr. Newton Miguel Moraes Richa - Médico do Trabalho

Níveis de Responsabilidade pela Saúde

Em virtude de sua complexidade, a gestão de saúde efetiva exige a convergência sinérgica de ações em 5 níveis de responsabilidade:

  1. Governamental: abrange a criação de leis apropriadas pelo Legislativo; a regulamentação e a fiscalização do seu cumprimento pelo Executivo: e a punição do desrespeito às mesmas pelo Judiciário.
  2. Institucional: corresponde ao nível de responsabilidade desempenhado pelos dirigentes de empresas, órgãos de governo e demais organizações que devem: adotar a legislação como base da gestão de saúde; aprovar uma Política de Saúde que defina as responsabilidades, assegure os recursos humanos e materiais apropriados, promova melhoria contínua e inclua o desempenho em prevenção no sistema de avaliação profissional.
  3. Gerencial: atribuição dos profissionais responsáveis por liderar equipes de trabalho que devem assegurar a adequada gestão dos riscos à saúde no trabalho, promover um clima organizacional adequado e compatibilizar os objetivos operacionais com a proteção da saúde dos membros de sua equipe.
  4. Técnico: vinculado à competência técnica dos profissionais na prestação de serviços preventivos e corretivos na área de saúde, segundo padrões de qualidade apropriados.
  5. Individual: complementa os níveis anteriores, uma vez que, se a pessoa não cumpre sua parte, corretamente, ela sabota os esforços governamentais, institucionais, gerenciais e técnicos. Para isso, cada pessoa deve: conhecer os perigos à saúde presentes na sua moradia, no trabalho e nos demais ambientes que frequenta; adotar hábitos saudáveis; cumprir os procedimentos de trabalho recomendados e utilizar os equipamentos de proteção coletiva e individual de forma correta.
Saúde: melhor compreender para melhor cuidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *