Clipping

MPRJ participa do 3º Fórum do Observatório da Saúde

Veículo: MPRJ

 

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Denise Vidal, participou, na sexta-feira (7/04), do 3º Fórum do Observatório da Saúde, realizado na Universidade Castelo Branco, em Realengo. O encontro teve como tema “O SUS para iniciantes – O que todo profissional de saúde deve saber sobre o maior sistema público de saúde do mundo” e contou com a participação de profissionais da área e representantes do poder público.

O objetivo principal do fórum foi reunir diferentes pontos de vista sobre o atendimento em saúde pública no Rio e no Brasil como um todo.

A coordenadora do CAO Saúde destacou a importância da atuação do MPRJ na garantia do direito social fundamental à vida e à saúde da população pela eficiência das políticas públicas e econômicas. A promotora Denise Vidal apresentou, na oportunidade, instrumentos para potencializar a atuação do Ministério Público nessa área.

Para ela são necessárias ações que resultem na melhoria do funcionamento do sistema “empoderando os profissionais novos em formação na área de saúde para defesa de um sistema resolutivo e garantidor de direitos”.

O fórum, que marcou o Dia Mundial da Saúde, foi promovido pelo Observatório da Saúde. Os organizadores mostraram a importância de debater o SUS pelo olhar do usuário e apresentaram temas como as diferentes esferas de decisão e ação; a hierarquia da gestão de saúde no Brasil, a judicialização da saúde, o que é o SUS e regulação.

Além do MPRJ, participaram do fórum a integrante do departamento de Gestão Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, Rosamélia Queiroz; a representante da Coordenação Geral de Controle de Avaliação de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Luiza Lamosa; e o médico Angelo Souza da Equipe do Conselho do Observatório da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *