Notícias

Movimento reúne especialistas para debater envelhecimento com qualidade

Abertura – Semana da Longevidade
Por Maylaine Nierg

O envelhecimento populacional no Brasil tem sido alvo de inúmeras discussões. A preocupação maior é fazer com que esse aumento da expectativa de vida ocorra com qualidade e dignidade. Isso abrange questões como saúde física e emocional, além de políticas públicas que favoreçam os idosos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o números pessoas com 60 anos ou mais cresceu 18% entre 2012 e 2017, o que equivale a 4,8 milhões de novos idosos. Para debater o assunto, o Movimento SER Longevidade Brasil promoveu um encontro no Dia Mundial do Idoso, 01 de agosto, onde especialistas trocaram experiências e apontaram alternativas para esse novo cenário.

Entre os debatedores estiveram os médicos Marcio Meirelles e Luiz Roberto Londres, Diretores do Observatório da Saúde e do Instituto de Medicina e Cidadania; Alfredo Laufer, professor da UFRJ; e as empreendedoras Cecília Meirelles e Inês Costa, ambas do Grupo Mulheres do Brasil.

Idealizador o Movimento, Laufer explicou que a sigla SER significa: Saúde, Educação e Renda. Ele conta que essas são as metas a serem perseguidas diante do cenário do envelhecimento populacional.

Cecília Meirelles e Inês Costa falaram sobre o papel do Grupo Mulheres do Brasil, e sobre como a questão do empreendedorismo também esbarrão no assunto envelhecimento. Para ela, empreender é uma forma de gerar recursos mediante o cenário econômico instável do país, o que garante melhor qualidade de vida e segurança ao envelhecer.

Luiz Roberto Londres acrescentou que trabalhar em um projeto próprio, traçando novas metas de empreendedorismo na idade avançada é uma forma de dar sentido à vida. “Empreender é levar a vida, e não se deixar ser levado por ela”, completa o médico.

Já o médico Marcio Meirelles, chamou atenção para o fato de que é preciso incluir os jovens na discussão sobre o envelhecimento saudável e digno. Ele resalta que importante unir pessoas de todas as idades na busca de soluções para esse cenário.

“Muitas vezes abordamos sobre envelhecimento focados em quem já está na terceira idade, ou naqueles que estão chegando lá. Porém, precisamos atentar para o fato de que os jovens também são os idosos do futuro, e precisam fazer parte dessa discussão”, assinala Meirelles.

O médico também dá dicas para que os idosos se sintam mais felizes e saudáveis: “procure estar sempre interagindo com outras pessoas, não é bom ficarmos isolados. Além disso, pratique exercícios e ocupe seu tempo e sua mente”.

Fotos por: Carla Vieira

Abertura - Semana da Longevidade

Abertura - Semana da Longevidade
Picture 1 of 4

Abertura - Semana da Longevidade. Evento realizado no dia 01.10.18 no Pro Saber

3 comentários em "Movimento reúne especialistas para debater envelhecimento com qualidade"

  1. Isis Breves disse:

    Tema muito relevante! Parabéns pelo evento

  2. Airton Lira disse:

    Parabens por este evento.

  3. Airton Lira disse:

    sempre será necessário debater este assunto não só entre nós da idade avançada, mas entre os jovens também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *