Notícias

Mitos e verdades sobre a exposição ao sol

image_content_695611_20170503081918

Muito dos cuidados e precauções que devemos tomar com a nossa pele ainda não são amplamente divulgado e conhecido pela população geral. Ainda somos cercados de vários mitos, que podem nos levar a riscos e danos à nossa pele. Mas quais são esses mitos? Vamos descobrir agora a melhor forma de prevenir danos por exposição solar à nossa pele, cabelos e até mesmo olhos!

Não preciso usar protetor solar quando está nublado.

Mito! Os raios UVA, que causam o câncer de pele e as temidas rugas, atravessam as nuvens em até 90%. Nem mesmo tecidos e chapéus são proteção suficiente, caso não sejam revestidos com proteção UV. Até mesmo dentro de casa ou viajando de carro, você ainda está exposto aos danos! Nesses casos, mesmo que não sinta o calor e ardência, você estará sofrendo queimaduras.

Maquiagem com proteção solar substitui protetor.

Mito! O fator de proteção em bases e bb creams não é suficiente para oferecer a cobertura total contra os raios UVA e UVB. Para obter a proteção total de seu protetor, é necessário aplicar uma colher de chá do produto, sendo que passamos bem menos que isso de base e outros cosméticos. Além disso, é necessário reaplicar o produto após algumas horas, o que fica mais difícil com maquiagem. Para isso, aposte nos protetores em pó compacto! Fáceis de reaplicar, eles aumentam a proteção à sua pele.

Roupas com proteção UV protegem mais que protetor solar.

Verdade! Para ocasiões como praia e piscina, o melhor é apostar em tecidos com proteção solar, pois os protetores podem sair com a água e o suor, além de nem sempre lembrarmos de reaplicar com a frequência necessária. Porém, lembre-se que ainda devemos proteger muito bem nosso rosto e mãos, e reaplicar o protetor com frequência!

Não adianta começar a passar protetor se nunca usei antes.

Mito! Apesar dos danos do sol nunca desaparecerem (ou seja, a manchinha ou ruga que notou aos 40 anos, pode ter sido da exposição ao sol quando era criança) é sempre indicado iniciar o uso de proteção solar. Como o dano vai se acumulando com o passar do tempo, desacelerar a exposição das células aos raios solares pode evitar ou retardar o aparecimento de câncer e outros danos.

Com o verão e a época de férias chegando, lembre-se desses cuidados para manter sua pele sempre saudável. A exposição ao sol causa danos irreparáveis à pele, desde rugas a manchas e melanomas. Não é apenas um bronzeado. Proteja-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *