Notícias

Fartura de fim de ano com moderação

Dicas para aproveitar as comidas de fim de ano sem se descuidar do bem-estar.

christmas-table-1414601556Ooe
Por: Rafael Laet

Com as festas de fim de ano se aproximando fica difícil não pensar em todos os maravilhosos pratos que poderão ser servidos nas ceias de Natal e na virada do Ano Novo, mas a tentação de se esbaldar pode acabar tendo consequências inesperadas para a sua saúde.

A preparação

Estamos no verão, e nessa época os alimentos podem perecer mais rapidamente do que o normal. Na escolha dos ingredientes, evite alimentos que estiverem amassados, batidos e/ou manchados, pois estes são sinais de que estiveram mais tempo expostos nos supermercados, o que é um fator de risco para intoxicação alimentar.

Alguns alimentos em especifico como os que contem  maionese podem ser extremante sensíveis e especialistas em nutrição afirmam que não devem ficar expostos ao calor por mais de meia hora.

A preparação de uma ceia deve ter mesmo de tudo um pouco. Uma mesa colorida que tenha carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas é aconselhável. Saladas, assados, versões integrais dos alimentos, frutas, nozes, castanhas e leguminosas devem fazer parte de toda mesa.   

Durante a ceia

Moderação é o ponto principal para melhor aproveitar o que essa época tem a nos oferecer, portanto fique atento para não exagerar no consumo de calorias ou bebidas alcoólicas.

Quando olhamos uma mesa farta o primeiro pensamento é comer de tudo um pouco, mas é preciso ficar esperto porque “de pouco em pouco” acabamos por consumir calorias desnecessárias. Foque no que você mais gosta e pense no futuro. Guardar para aproveitar depois será mais gratificante!

Na virada, e até mesmo no natal bebidas alcoólicas são consumidas com mais frequência, mas é importante saber seus limites! Algumas são bem calóricas e também podem levar a desidratação! Lembre-se que quem comemora de forma harmoniosa não fica de ressaca, nem passa vergonha e também lembra melhor dos maravilhosos momentos da festa!

Para finalizar com chave de ouro

A vida deve ser aproveitada, mas sempre mantenha foco nos seus objetivos! Devemos nos divertir com moderação para aproveitar cada momento desses eventos! O Observatório da Saúde deseja que todos os seus leitores comecem um 2020 com belas memórias, muitas alegrias o pé no lugar certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *