Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Faça a melhor escolha para a sua vida (parte II)

Giselle Felix
Fisioterapeuta

Dia 31 de maio comemorou-se mais um Dia Mundial sem Tabaco. Em 2003, o Brasil assinou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que foi o 1º Tratado Internacional de Saúde Pública da História da Humanidade. No mundo, quase 200 países também assinaram e os seus governos se comprometeram a tomar todas as medidas necessárias para proteger as gerações presentes e futuras das consequências do tabagismo para a saúde, para o meio ambiente, para a economia e também a lutar contra os interesses da indústria do tabaco. Outras medidas vêm sendo tomadas para dificultar a venda de cigarros e outros produtos do fumo aos adolescentes. A propaganda de cigarros está proibida na TV, nas revistas e em outros locais, desde o ano 2000.

Atualmente, o SUS oferece o tratamento gratuito para quem quer parar de fumar em milhares de postos de saúde do país, através do acompanhamento psicológico dos fumantes e do fornecimento de medicamentos. Quase todos os fumantes querem parar de fumar mas, de modo geral, quando conseguem parar definitivamente, já fizeram 3 a 7 tentativas antes. O tabagismo é uma doença crônica e isto deve ser visto como um aprendizado. Portanto, se você é fumante e passa por essa dificuldade, marque uma nova data de parada e não desanime! Se conhece alguém que passou por um lapso ou recaída, passe essa informação adiante, e se você é aquela pessoa que conseguiu deixar de fumar, a Fundação do Câncer está com uma campanha que convida os cidadãos a compartilhar a sua história e ser assim um exemplo de superação para todos, escrevendo o seu depoimento no site, ou usando #DiaMundialSemTabaco. De uma forma ou de outra, que tal ser um agente desta mudança? Veja alguns benefícios que você pode adquirir, se decidir parar de fumar agora:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
  • Após 2 dias, a percepção de cheiros e sabores é melhorada;
  • Após 3 semanas, dificuldades de respiração são amenizadas e o sangue circula melhor;
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade;
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

O melhor de tudo, é que os benefícios se estendem por toda a vida. As atividades rotineiras são facilitadas, por exemplo, caminhadas, corridas e idas à academia se tornam menos cansativas devido à melhora respiratória. A pele sofre menos com ressecamento, sobretudo em períodos frios, além disso, o cabelo e as unhas ficam com aspectos mais saudáveis. Através desta atitude, você poderá estar mudando seu estilo de vida, para muito melhor. Pense nisso.

REFERÊNCIAS:

Doença cardiovascular será tema do Dia Mundial Sem Tabaco 2018:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/doenca-cardiovascular-sera-tema-do-dia-mundial-sem-tabaco-2018-1.1942288

Doença cardiovascular será tema do Dia Mundial sem Tabaco:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2018/doenca-cardiovascular-sera-tema-dia-mundial-sem-tabaco

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco:
http://www.saude.mg.gov.br/tabagismo

Dia Mundial sem Tabaco:
https://www.cancer.org.br/sobre-o-cancer/eventos-e-campanhas/nossas-campanhas/dia-mundial-sem-tabaco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *