Notícias

Está em suas mãos prevenir a sepse na assistência à saúde!

Mão 2

Lave as mãos e salve vidas!

Por Isis Breves

Dia 05 de maio é o Dia Mundial de Higienização das mãos. Uma data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apoiada por diversos países para sensibilizar os profissionais de saúde, instituições de saúde, pacientes e sociedade para a importância de lavar as mãos no ambiente hospitalar. A prática de higiene das mãos é umas das medidas de prevenção a infecções.

Neste ano de 2018, a campanha liderada pela OMS e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tem como tema “Está em suas mãos prevenir a Sepse na Assistência à Saúde”, já que a sepse é um evento adverso (EA) relacionado à assistência que afeta mais de 30 milhões de pacientes por ano em todo mundo.

A sepse é um problema grave de saúde e dados divulgados pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) impressionam: a sepse hoje é responsável por mais mortes do que o câncer ou infarto agudo do miocárdio. Estimam-se cerca de 670 mil casos no Brasil por ano. A maioria dos casos é de pacientes atendidos nos serviços de urgência e emergência. Segundo o ILAS, a letalidade por sepse de pacientes provenientes desses serviços de instituições públicas brasileiras é de 51,7%.

Para ter uma ideia da gravidade, em 2017, a OMS incluiu a sepse como prioridade de saúde mundial, através da publicação de resoluções apresentada pelo Conselho Executivo da Organização em Assemblei Mundial de Saúde, para melhorar, prevenir, diagnosticar e controlar a sepse. Assim, os países-membros da OMS, entre eles o Brasil, são incentivados a adotarem as resoluções, criando ações de políticas públicas de saúde para prevenção e combate à sepse.

 Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de sepse, e a principal medida de prevenção das IRAS é a higienização das mãos. Estudos mostram que uma maior adesão às práticas de higiene das mãos está associada a uma redução nas taxas de infecções em serviços de saúde.

Por isso, lave as mãos e salve vidas!

Saiba mais:

Entre no link da Anvisa abaixo para ter acesso ao material traduzido da campanha da OMS “Está em suas mãos prevenir a Sepse na Assistência à Saúde”:

https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/noticias/125-5-de-maio-de-2018-dia-mundial-de-higiene-das-maos

Veja também a campanha da OMS no original em inglês:

http://www.who.int/infection-prevention/campaigns/clean-hands/5may2018/en/

 Conheça a Página de Higienização das Mãos do Portal Proqualis da Fiocruz em parceira com o Hospital Mão de Deus com material para implementação de ações para adesão a higiene de mãos nos serviços de saúde:

https://proqualis.net/higieniza%C3%A7%C3%A3o-das-m%C3%A3os

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *