Dr. Newton Richa

Cultura de Saúde

Por Dr. Newton Miguel Moraes Richa – Médico do Trabalho

Espiritualidade e saúde

1__Fovjg8lVUSY_SaiPaH6rw

Com base em mais de 100 estudos científicos, apontando os benefícios da espiritualidade na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou, em 2019, a sua Diretriz de Prevenção Cardiovascular, com a inclusão do Capítulo 9 – Espiritualidade e Fatores Psicossociais em Medicina Cardiovascular.

No documento, espiritualidade é definida como um conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes, nas circunstâncias da vida de relacionamento interpessoal e intrapessoal. A religião é uma forma de espiritualidade, embora agnósticos e  ateus possam também  aprimorar suas crenças, valores e atitudes, fortalecendo-a.

Os estudos reconhecem um conjunto de evidências que demonstram forte relação entre espiritualidade e os processos de saúde, adoecimento e cura, compondo juntamente com os aspectos físicos, psicológicos e sociais, uma visão integral do ser humano. Merece destaque o fato do fortalecimento da espiritualidade resultar em aumento da longevidade, objetivamente expressa no maior comprimento dos telômeros de glóbulos brancos do sangue.

No Estudo da Saúde das Enfermeiras (Nurses’ Health Study), acompanhando 74.000 enfermeiras, por 8 anos, observou-se a redução da mortalidade por todas as causas, por doenças cardiovasculares e por câncer, em cerca de 30%, na comparação de mulheres que frequentavam serviços religiosos pelo menos uma vez por semana, com aquelas sem nenhuma participação. A prática religiosa foi, também, significativamente associada a uma menor taxa de suicídio.

Esta iniciativa da SBC, alinhada às recentes descobertas internacionais em neurociências, confirma os benefícios para a saúde das emoções positivas, como a alegria, a gratidão, o perdão, o otimismo e o altruísmo, que devem ser incluídas em exercícios mentais diários, para evitar os malefícios dos pensamentos negativos que causam o adoecimento e o agravamento de doenças. A melhor notícia: fortalecer a espiritualidade está ao alcance de todos, depende da vontade de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *