Vídeos

Entendendo o Sistema Nacional de Regulação – SISREG

Por: Equipe da Redação
redacaoobservatorio@gmail.com

O Sistema Nacional de Regulação (SISREG) é um dos principais acessos da população a procedimentos na área da saúde pública. Entre esses procedimentos estão agendamento de exames, consultas, cirurgias de média e alta complexidade e regulação de leitos hospitalares. Porém, pelo fato que os usuários não têm acesso direto ao sistema, surge uma série de dúvidas relacionadas a tempo de espera, andamento das solicitações, levantamento de dados, entre outros. Em alguns casos, a saída que os pacientes encontram para agilizar o serviço é a judicialização.

Para esclarecer dúvidas relacionadas ao SISREG, o Observatório da Saúde conversou com usuários do sistema e representantes de diversas instâncias ligadas a ele no estado do Rio. Nessa reportagem, é possível não só entender o funcionamento do SISREG como também os fatores que podem levar a otimização do sistema.

2 comentários em "Entendendo o Sistema Nacional de Regulação – SISREG"

  1. Marcio Meirelles disse:

    Um dos maiores obstáculos à plena eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento aos cidadãos parece estar na integração entre os três níveis de Atenção: o básico (Clínicas da Família e postos de saúde), o secundário (consultas especializadas e exames) e o terciário (internação hospitalar). Faz bem o Observatório da Saúde em voltar a sua atenção para os problemas que envolvem o Sisreg, um primeiro passo, quem sabe, na superação de um problema que é crucial para o bom conceito do SUS junto à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *