Opinião

Em carta publicada no Globo (22/06/2018), a jornalista Clarissa Monteagudo, relata o bom atendimento que lhe foi prestado em unidade do SUS. Leia na íntegra:

“Venho por meio desta manifestar meu profundo agradecimento pelo verdadeiro milagre – conduzido pelo talento e dedicação de mãos humanas – após um quadro de apendicite aguda no Hospital Miguel Couto.

Eu cheguei com abscesso no intestino após cinco dias de crise com supuração. Em dois hospitais particulares, fui diagnosticada com infecção urinária e enviada para casa com receita de antibiótico oral e sem exames. Falei ao telefone com cinco médicos amigos que acharam o diagnóstico compatível. Apenas quando, desesperada com a dor, fui levada à emergência do Miguel Couto, que me levaram a fazer exames de sangue e tomografia. Eu tinha 36 mil leucócitos e estava perto de uma sepse.

Após a cirurgia conduzida com brilhantismo pela equipe do Dr. Ricardo Vassalo, fiquei três dias internada. Pude constatar todo o carinho dos enfermeiros e dos médicos com todos os pacientes. Os laços humanos se fazem com as pessoas de forma muito mais efetiva do que nos hospitais da rede privada onde estive ou acompanhei parentes.

Rogo diariamente que o governo lhes amplie os recursos para que possam estender o incrível trabalho que desempenham.

Desde que tive alta, ouvi várias histórias de pessoas que passaram dias até meses em CTI ou morreram após quadros semelhantes ao meu. Eu voltei da cirurgia já sentando na cama, caminhando e me alimentando sem ajuda. 

Não há dia em que eu não me lembre ou reze a Deus que amplie as forças dessas bravas equipes de guerreiros médicos e enfermeiros. Contra todas as adversidades, eles realizam diariamente o milagre da vida.”

Mais uma vez se comprova a qualidade dos serviços prestados em unidades do Sistema Único de Saúde, apesar de todas as dificuldades. Como diz a paciente, é importante que se ofereça às “bravas equipes de guerreiros médicos e enfermeiros” condições para que possam continuar a salvar vidas. E isto vai depender do comprometimento de todos nós cidadãos, com o apoio ao sistema público de saúde.

Um comentário em "Em carta publicada no Globo (22/06/2018), a jornalista Clarissa Monteagudo, relata o bom atendimento que lhe foi prestado em unidade do SUS. Leia na íntegra:"

  1. Elza Calazans disse:

    Muito bom saber que alguém reconhece o bom atendimento do SUS. Parabéns ao Observatório da Saúde pela divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *