Notícias

Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade

mulher-medico-shutter

A data é comemorada em 5 de dezembro, mesmo dia em que foi fundada a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em 1981, ano em que a especialidade ainda era chamada de Medicina Geral e Comunitária. O médico que atua nesta especialidade avalia o paciente de forma integral, independentemente de sua idade, sexo ou histórico.

Apesar de ainda ser pouco popular, a especialidade está entre as três com maior número de médicos jovens no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Este profissional é responsável por cuidar da saúde da população considerando fatores físicos, psicológicos e sociais do meio em que o paciente está inserido e, a partir daí, obter um diagóstico preciso, tratar e pevenir doenças, mantendo o cuidado de forma contínua e integral. Seu atendimento é centrado no paciente e em sua família.

Além disso, trata-se de uma especialidade crucial para a plena instituição de uma Atenção Primária à Saúde (APS), colocando a pessoa acima da doença. Este médico está apto a acompanhar o paciente ao longo do tempo, fator que permite que ele conheça suas características, histórico e particularidades. A partir daí, ele pode estabelecer a conexão entre o paciente e o especialista mais indicado para atender suas necessidades no momento. Com isso, é possível evitar medicações desnecessárias, por exemplo.

O médico de família também é capaz de facilitar o acesso ao atendimento, tornando possível solucionar problemas de saúde básicos, reduzindo, dessa forma, o volume das queixas sintomáticas em unidades de saúde. Para o paciente, isso significa a redução dos riscos e dos gastos. Mais um aspecto que torna esse um especialista essencial é a atuação no acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Finalmente, seu trabalho evita o desgaste da saúde ao longo do tempo.

Viva o médico de família e comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *