Notícias

Dia Nacional do Combate ao Colesterol: saiba como reduzir o nível de Colesterol e as doenças cardiovasculares

Manter taxas baixas do colesterol ajuda a evitar uma série de doenças cardiovasculares e até mesmo a morte

coracao
Por: Equipe da Redação
redacaoobservatorio@gmail.com

Os dados são preocupantes: atualmente, cerca de 18 milhões de brasileiros estão com as taxas altas de Colesterol. O colesterol possui funções importantes no organismo, porém o tipo LDL-c em excesso, pode causar doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AV), e até mesmo levar o indivíduo a morte. Hoje, dia 08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e por isso, o Observatório da Saúde alerta a população quanto aos danos à saúde provenientes de elevadas taxas de colesterol e sugere as medidas de prevenção.

O colesterol é uma substância gordurosa, produzida pelo organismo do ser humano, que atua na produção de hormônios-testosterona, estrógeno e cortisol-, do ácido biliar-que regula a digestão-, e da vitamina D. Além disso, caracteriza-se por ser componente estrutural das membranas celulares e essencial para o funcionamento cerebral e cognitivo.

A médica Rosita Fontes, endocrinologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, explicou quais são os tipos de colesterol, as funções e atuação no organismo.

“Há dois tipos de colesterol em nosso organismo. O primeiro é denominado LDL, responsável pelo transporte de colesterol produzido no fígado para as células. Já o HDL é encarregado de retirar o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado, para que possa remover a gordura do organismo. Quando há excesso de LDL na circulação, ocorre o aumento do risco de entupimento das artérias pela gordura e amplia-se as chances de haver doenças cardiovasculares. ”, conta Rosita Fontes.

As altas taxas de colesterol são consideradas a principal causa das doenças cardiovasculares que mais matam no Brasil e no mundo, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame). O que preocupa os especialistas é que quando o colesterol está alto, não há sintomas que sejam capazes de identificar, dificultando que a pessoa inicie o tratamento adequado.

Dentre os principais fatores de risco que propiciam o acúmulo do mau colesterol nas artérias e veias de qualquer parte do corpo são: alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, álcool, obesidade e o estresse.

Portanto, uma das maneiras de prevenir o colesterol alto é adquirindo um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares, pelo menos 3 vezes por semana. Além disso, é necessário a realização de exames de rotina que avaliem as taxas de colesterol no sangue.

Um comentário em "Dia Nacional do Combate ao Colesterol: saiba como reduzir o nível de Colesterol e as doenças cardiovasculares"

  1. Acyr Cunha disse:

    Dieta, atividade física e evitar stress e estilo de vida de risco, causam problemas no metabolismo do colesterol. Historia familiar é importante e esses pacientes devem ser monitorados com frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *