Notícias

Dia Nacional da Voz alerta sobre prevenção a saúde vocal

shutterstock_570637027
Por Equipe da Redação
redacaoobservatorio@gmail.com

Com exceção de pacientes que possuem determinadas limitações de fala, poucas pessoas se preocupam com os cuidados necessários à saúde da voz. Porém, existem uma série de complicações advindas do uso incorreto dessa função, que devem ser observadas. Pessoas que precisam abusar da fala para trabalhar, por exemplo, podem desenvolver problemas como rouquidão funcional, nódulos e pólipos nas pregas vocais.

Para alertar sobre a importância desse cuidado, em 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Além de alertar para a saúde da fala, a data tem por objetivo também celebrar essa função vital para sobrevivência e relações humanas.

No Brasil, essa data é celebrada com a Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia da Voz (ABLV), com o apoio do Ministério da Saúde e de outras instituições brasileiras ligadas ao tema. Esse ano a campanha foi marcada por um evento no Museu do Amanhã, no último domingo (15), aberto ao público, com palestras sobre o assunto e apresentações musicais.

A saúde da voz

De acordo com especialistas, alguns dos principais agentes que podem prejudicar a voz são: bebidas alcóolicas, uso de cigarros, alergias, poluição do ar, hábitos vocais inadequados (pigarrear, tossir, gritar) e passar muito tempo em ambiente fechado com ar condicionado.

Segundo o otorrinolaringologista Marcus Sarvat, a prevenção a saúde da voz requer cuidados diários como manter uma alimentação equilibrada, evitar o uso excessivo da fala e ingestão de água para hidratação da garganta.

“Hábitos do tipo falar muito alto, ingerir bebida alcóolica e beber café em excesso, tornam o indivíduo mais propenso a comprometimentos como lesões fonotraumáticas, inflamações, pólipos, entre outros. Alguns desses problemas são relativamente comuns e fáceis de serem tratados. Inflamações e a rouquidões que reaparecem com muita frequência podem indicar problemas um pouco mais graves. Em todos esses casos é sempre importante buscar a ajuda de otorrinolaringologista, que é o médico especialista nesses casos”.

Sarvat alerta também sobre os tumores na garganta, e explica que esse problema costuma ser mais comum em fumantes. “Infelizmente, sabemos o uso de cigarro é uma das maiores causas desse tipo de tumor. Portanto, é importante que fumam ou foram fumantes por muitos anos, façam uma avaliação médica da saúde da garganta”.  

Dicas para manter uma voz saudável

  • Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo moderado de café;
  • Não praticar a automedicação. Alguns medicamentos podem agredir a laringe;
  • Beber bastante líquido durante o dia, pelo menos 2 litros;
  • Evitar passar grande parte do tempo em ambientes poluídos;
  • Evitar gritar e alterar o padrão de voz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *