Notícias

Dia mundial sem tabaco alerta sobre efeitos do cigarro na saúde do coração

fumar-causa-cancer
Por: Equipe da Redação
maylaine.santos@gmail.com

Estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), tem como objetivo alertar a população sobre as consequências sociais, econômicas, políticas e ambientais do uso do cigarro, e oferecer ajuda a pessoas que precisam de tratamento para superar o problema. As ações de celebração e conscientização ocorrem através de debates, campanhas nos veículos de comunicação, distribuição de informativos, palestras e atendimentos gratuitos à comunidade.

Esse ano o tema é da campanha é “Tabaco e Doenças Cardíacas”, que ressalta os malefícios do tabaco para a saúde do coração, especialmente através das doenças cardiovasculares. Segundo da OMS, 7 milhões de pessoas vão à óbito em decorrência do tabagismo, em todo o mundo. Destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo, isto é, pessoas que convivem com fumantes e se expõem aos componentes tóxicos e cancerígenos.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer é o desenvolvedor e gerenciador de programas em combate às problemáticas do fumo como o Programa Saber Saúde, que apresenta informações nas escolas para auxiliar a abordagem do tema tabagismo no ambiente acadêmico e colaborar com ações de prevenção ao tabaco. Além disso, segundo o instituto, 428 pessoas morrem diariamente no país por causa do tabagismo e 156.217 das mortes poderiam ser evitadas.

De acordo com o cardiologista Alexandre Lucena, a ação do tabaco no coração é sentida fisicamente através de tosses secas, cansaço, palpitação, taquicardia e angina do peito, além do desenvolvimento de várias doenças. Para ele, o dia 31 de maio é fundamental propagar informações sobre o assunto: “A data existe para conscientizar a população sobre efeitos e deletérios do tabaco”.

O médico ressalta também a importância do apoio psicológico para interromper o vício do cigarro. “É importante lembrar que, como qualquer outro tipo de substância viciante, o cigarro possui forte influência na saúde emocional. Por isso, recursos como a terapia ocupacional são fundamentais no processo de desintoxicação”,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *