Notícias

Dia do combate ao colesterol

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a informação é o foco da campanha.

fat-2701473_960_720
Por: Rafael Laet
redacaoobservatorio@gmail.com

Pode não parecer, mas o colesterol não é exatamente o que muita gente imagina como uma substancia de todo mal. Na verdade, o colesterol é um conjunto de gorduras muito importante para o nosso organismo, pois faz parte da estrutura das células cerebrais e musculares, ajuda na formação de hormônios e vitaminas, e muito mais. Mas todo cuidado também não é descabido, pois como qualquer outra substancia é necessário ser conhecida e ingerida de forma adequada para não gerar excesso, ou causar males devido a desinformação.

Existem dois tipos de colesterol, e suas diferenças não poderiam ser mais impactantes: O LDL (Low Density Lipoprotein), considerado o “colesterol ruim”, pode em excesso aumentar a incidência de infarto ou AVC (Acidente vascular cerebral), já HDL (High Density Lipoprotein), considerado o “colesterol bom”, pode até proteger o corpo de doenças cardíacas.

O desequilíbrio destas duas vertentes é o que causa os males no corpo, por isso quando medimos o colesterol total no corpo é necessário atribuir qual desta quantidade total é de HDL ou de LDL. Estas medidas são realmente importantes quando se tratam de crianças, pois pesquisas modernas afirmam que a presença de colesterol ruim em alto nível durante a fase de crescimento quase sempre ocasiona em doenças coronárias na fase adulta. Com o conhecimento sobre o assunto medidas preventivas poderão ser tomadas e, com o tempo, o equilíbrio será novamente alcançado.     

Para disseminar a informação e prevenção o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), realiza neste 8 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, um evento, cujo objetivo é debater a importância desta data com foco na detecção precoce dos casos de hipercolesterolemia familiar (Causa genética de maior incidência de doença cardiovascular), conscientização da população e levantamento do conhecimento das famílias sobre o assunto.

Para mais informações acessar o site do ministério da Saúde: https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2019/08/portas-abertas-contra-o-colesterol

Um comentário em "Dia do combate ao colesterol"

  1. Marcio Meirelles disse:

    O combate ao excesso de colesterol obedece à rotina de sempre: detecção precoce (pelo exame clínico e laboratorial), dieta saudável, exercício físico sistemático e, quando necessário, o uso de medicamentos sob acompanhamento médico. Mas a gente parece não acreditar que saúde não se compra, saúde se constrói! E não basta viver muito; o importante é viver bem, viver com saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *