Sociedades de Especialidades Médicas

Dermatologia vai muito além de estética: entenda o trabalho da SDB-RJ

Por Equipe da Redação
redacao@observatoriodesauderj.com.br

Quando se fala em dermatologia, muitas pessoas tendem a pensar a tratamentos estéticos. Embora a especialidade exerça essa função, é importante resaltar que ela também está envolvida no tratamento de doenças graves, como câncer de pele, psoríase, hanseníase e vitiligo; além de cuidar das inúmeras alergias dermatológicas.

Para o presidente da regional carioca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), Dr. Egon Daxbacher, é fundamental que população tenha total clareza de todas as funções da dermatologia, bem como da importância de sempre procurar um especialista em qualquer um desses casos.

“O que se percebe é que a população ainda não reconhece plenamente a importância de procurar um profissional adequado. Então estamos trabalhando para informar ao cidadão a respeito desse cuidado”, destaca.

A SBD-RJ

Fundada em dezembro de 1963, a SBD-RJ tem entre suas principais missões o fomento do estudo e da pesquisa para aprimoramento da medicina dermatológica no estado do Rio de Janeiro. A organização atua em parceria com entidades competentes, a fim de garantir o bom exercício da profissão, beneficiando não só profissionais como também pacientes nas esferas pública e privada.

“A SBD-RJ tem se mantido cada vez mais engajada com a população. Temos procurado falar para fora, não limitando as estratégias e ações apenas aos especialistas. Essa interação, tanto com a sociedade em geral como com os órgãos públicos, como a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, é fundamental para chegarmos a resultados efetivos. Em conjunto com esses parceiros, temos avançado no tratamento e prevenção de doenças recorrentes no estado, como a hanseníase, a esporotricose e o câncer de pele”, resalta o médico.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), entidade da qual a SBD-RJ é vinculada, é a única sociedade credenciada pela Associação Médica Brasileira para representar a especialidade da dermatologia, e é também a única autorizada a realizar o exame de Título de Especialista em Dermatologia.

Unidades credenciadas pela SBD-RJ

As principais unidades de saúde que dispõe de serviços de dermatologia no estado do Rio são credenciadas pela SBD-RJ, entre elas, serviços de referência como Hospital Federal da Lagoa, Hospital do Exército RJ, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, entre outros. Veja a lista completa clicando aqui (colocar hiperlink http://sbdrj.org.br/category/servicos-credenciados/ )

Um comentário em "Dermatologia vai muito além de estética: entenda o trabalho da SDB-RJ"

  1. Marcio Meirelles disse:

    Parabéns à Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro por seus esforços em informar a população da frequência e importância das doenças de pele e de como preveni-las e tratá-las. A hanseníase e a esporotricose são exemplos de doenças dermatológicas graves frequentemente negligenciadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *