Notícias

Cuidados com o exagero nas festas de final de ano. O que evitar?

Receita-Ceia-Natal-iStock-g
Por Marcia Asevedo

Quando se fala em fim de ano o pensamento vai logo para as comemorações, confraternização e muita alegria. Porém, tanto entusiasmo não pode fazer com que as pessoas deixem de lado os cuidados com a saúde e o bem-estar. Sim, porque esta também é uma época de muitos excessos; época em que as pessoas costumam extrapolar limites na comida, na bebida e, também, no estresse!

Mas, para evitar transtornos e preservar o bem-estar, algumas questões precisam ser observadas. Ao preparar os alimentos para a ceia reduza a quantidade de gorduras, além disso, o tamanho das porções deve ser observado; diante de tantos pratos servidos procure escolher os preferidos e não coma tudo o que ver.

Se não consegue ficar sem os salgadinhos e petiscos, ao menos dê preferência aos assados ou frios (canapés). Sirva saladas também, afinal de contas os hábitos saudáveis não podem ser abandonados por ocasião das Festas; mas, muito cuidado com os molhos à base de creme de leite e maionese! Outro ponto importante: beba com moderação, o excesso de bebida alcoólica pode acabar cedo com a festa ou causar mal-estar no dia seguinte.

O que os excessos de fim de ano podem causar?

Dores de cabeça, dor nos olhos e enjoo (a famosa ressaca), esses são sintomas causados pelo exagero na ingestão de bebida alcoólica no organismo. Evitar a temida ressaca é simples, basta ingerir um copo de água para cada copo de bebida; garantindo a hidratação. Além disso, não beber de estômago vazio e evitar a mistura de bebidas.

Comida em excesso pode sobrecarregar o sistema digestivo e, assim, causar má digestão e desconfortos, como refluxo e dores abdominais. Como a necessidade do corpo pelo sangue fica muito alta, com o exagero, também pode causar tontura, sonolência ou cansaço. Por isso, o ideal é comer pequenas porções, com moderação.

Evite acumular muitas responsabilidades no fim do ano, isso pode levar ao estresse e à ansiedade. Quando a situação de estresse passa dos limites pode causar reações no organismo (crises alérgicas e problemas no estômago). O melhor é dividir as tarefas, relaxar e curtir a festa!

Uma última dica, e não menos importante, é o cuidado com os gastos excessivos. Faça uma lista e planeje as ceias para não entrar o próximo ano no vermelho! É importante lembrar que no início do ano as contas chegam os impostos e gastos escolares. Planejar todos os custos com antecedência é sempre o ideal.

Fica a dica: Em todas as coisas o excesso faz mal.

Boas festas e um ano novo de paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *