Notícias

Cuidado com o consumo de álcool no carnaval

Por Equipe da Redação

Durante o carnaval em todo país, sobretudo, no Rio de Janeiro, o clima de festa e de alegria envolve grande parte da população em uma das maiores manifestações populares do mundo, levando milhões de pessoas para ruas e avenidas para brincar e se divertir. No Carnaval, é preciso alguns cuidados redobrados com a saúde e, principalmente, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas que prejudicam o organismo.

Segundo o endocrinologista, Clemente Manual Souza Mello, o problema é que ao exagerar, o organismo acaba perdendo líquido.  O médico explica que por inibir a DH (hormônio antidiurético), o consumo de álcool estimula a diurese,

Apesar de ser líquido, o consumo excessivo de bebidas com teor alcoólico leva a um aumento e eliminação de líquido do seu corpo, e se  a pessoa também estiver exposto ao calor e sol pode levar a um quadro de insolação e desidratação. “ É importante que durante um bloco de carnaval, seja consumido garrafas de água, alternando com a cerveja ou bebida destilada para repor essas perdas e manter o corpo hidratado, evitando assim a ressaca do dia seguinte”, explica.

Especialistas do Observatório da Saúde lembram que é extensa a lista de efeitos que o álcool provoca no organismo. Ele atinge especialmente a dimensão física, mas traz danos secundários também, afetando o campo mental, psicológico e social do indivíduo. Além disso, é importante alguns cuidados com a pele, já que com o álcool, ela acaba ficando com um aspecto envelhecido.  Com o consumo de álcool, a pele fica desidratada e sem brilho, podendo assumir um aspecto craquelado e envelhecido.

 Em pequenas doses, não há mal algum, mas durante o carnaval vale tomar cuidado para não exagerar. Os riscos dessa desidratação não se restringem apenas a parte estética, uma vez que se abre uma porta para infecções virais e muitas outras patologias. Por isso, aproveite o carnaval sem exageros no consumo de álcool. As bebidas alcoólicas podem trazer rápida sensação de prazer, mas podem gerar muitas perdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *