Notícias

Cuidado com a saúde no Carnaval

06022020LF1757
Por Juliana Temporal

 

O Carnaval é a festa mais esperada pelos brasileiros. No entanto, o desfile dos blocos e das escolas de samba foi cancelado devido à Covid-19. Apesar da festa ter sido suspensa, o feriado vai acontecer e o calor promete continuar sendo intenso. Então, mesmo num feriadão atípico, deve-se manter o cuidado com a saúde e manter as principais medidas de prevenção contra o coronavírus: higienização frequente das mãos, uso de máscara e distanciamento social.

– Se for viajar, não esqueça de manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 e prefira atividades ao ar livre.

– Cuide da hidratação. No verão, a perda de líquidos diária é maior do que o normal. As altas temperaturas e o maior tempo de exposição ao sol contribuem para que o organismo perca água ao tentar controlar a temperatura corporal. Além da água, água de coco, sucos naturais e chás gelados são opções saudáveis.

– Modere o consumo de bebida alcoólica. As bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas, portanto, podem provocar desidratação. O abuso de álcool pode provocar redução da capacidade de reagir a algum estímulo, diminuição da coordenação motora, perda de equilíbrio, náuseas, vômito e dores de cabeça. E, lembre-se álcool e direção não combinam!

– Cuidado com a alimentação. Devido ao calor do verão, dê preferência a alimentos leves, evitando frituras e alimentos ricos em gordura. Se for comer na rua, em bares e restaurantes, fique atento se a comida está com boa aparência.

– Use protetor solar. No verão, é fundamental se proteger dos efeitos do sol. Use também bonés ou chapéus. Não esqueça de reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Porém, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

– Aproveite para descansar. Sem folia, o Carnaval é uma boa oportunidade para dormir bem e repor as energias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *