Notícias

Coronavírus: duas vacinas experimentais contra a Covid-19 recebem status de ‘via rápida’ nos EUA

Parceria da alemã BioNTech com a americana Pfizer deverá ter dados iniciais sobre eficácia das pesquisas ainda este mês

xvacina.jpg.pagespeed.ic.pCpKbtbiqG
O Globo On-Line – Publicado em 13/07/2020
Foto: Bing Guan/Reuters/17-3-2020

 

RIO — Duas vacinas experimentais desenvolvidas em conjunto pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech e pela gigante farmacêutica norte-americana Pfizer receberam a designação de “via rápida” da FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, equivalente à Anvisa, informaram as duas empresas nesta segunda-feira (13).

As candidatas a vacinas BNT162b1 e BNT162b2 são as mais avançadas entre as pelo menos quatro que estão sendo avaliadas pelas duas companhias em testes nos EUA e na Alemanha.

As duas empresas informaram que a BNT162b1 mostrou potencial contra o coronavírus e foi bem tolerada no estágio inicial de testes em humanos.

Dados iniciais dos ensaios feitos na Alemanha com a BNT162b1 são esperados para julho.

Se os estudos em andamento tiverem sucesso e as vacinas receberem aprovação regulatória, as empresas esperam produzir até 100 milhões de doses até o fim deste ano e potencialmente mais 1,2 bilhão de doses até o fim de 2021.

As companhias informaram ainda que esperam iniciar um teste em larga escala com até 30 mil participantes até o fim deste mês, se receberam aprovação das autoridades reguladoras.

Em maio, a empresa de biotecnologia Moderna Inc, que está desenvolvendo uma potencial vacina usando tecnologia semelhante à Pfizer e BioNTech, ganhou o mesmo status para sua candidata a vacina contra a Covid-19.

O status de “via rápida” da Food and Drug Administration é dado para acelerar a análise de novos remédios e vacinas que mostram potencial para atender necessidades médicas ainda não resolvidas.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-duas-vacinas-experimentais-contra-covid-19-recebem-status-de-via-rapida-nos-eua-24529748

Um comentário em "Coronavírus: duas vacinas experimentais contra a Covid-19 recebem status de ‘via rápida’ nos EUA"

  1. Acyr Gonçalo Cunha disse:

    A pandemia do covid19 um virus com extrema facilidade de disseminação e contaminação, ainda sem uma droga eficaz para tratamento, a esperança para a volta a normalidade da vida social é uma vacina eficaz;
    Atualmente, a ciencia com apoio de toda tecnologia disponivel, em todo o mundo, tenta conseguir, em tempo recorde, uma vacina eficaz.
    Inumeros centros de pesquiza estão tentando conseguir, e, a emergencia, tem conseguido liberação oficial para os testes em humanos.
    Serão necessarios, 7 bilhões de doses, para imunizar a população global, e quantos mais laboratorios consigam produzir uma vacina efizaz, melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *