Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Compreendendo o Conceito de Saúde Pública

Coluna Cultura de Saúde
Dr. Newton Miguel Moraes Richa - Médico do Trabalho

Compreendendo o Conceito de Saúde Pública

Como consequência da Cultura de Doença prevalente no país, pode-se observar, em praticamente todas as iniciativas na área de Saúde, uma abordagem fragmentada, desprovida de uma compreensão de sua complexidade e de uma Politica que oriente o estabelecimento lógico de estratégias e objetivos.

Em consequência, autoridades governamentais, a mídia e mesmo as lideranças médicas confundem hospital público ou rede de hospitais públicos com “Saúde Pública”, expressão que tem uma definição internacional muito mais ampla.

Segundo o glossário da Organização Mundial de Saúde, a Saúde Pública refere-se a todas as medidas organizadas (públicas ou privadas) para prevenir doenças, promover a saúde e prolongar a vida da população como um todo.

As suas atividades têm como objetivo proporcionar condições em que as pessoas possam ser saudáveis e se voltam para populações inteiras, e não para pacientes ou doenças individuais. Assim, a Saúde Pública está preocupada com o sistema como um todo e não apenas a erradicação de uma doença particular.

As três funções principais da Saúde Pública são: a avaliação e acompanhamento de comunidades e populações em risco para identificar problemas e prioridades de saúde; a formulação de políticas públicas destinadas a resolver problemas de saúde e prioridades identificados, locais e nacionais; e assegurar que todas as populações tenham acesso a cuidados adequados e de baixo custo, incluindo serviços de promoção da saúde e de prevenção de doenças.

Em resumo, a Saúde Pública engloba as atividades educativas em saúde, o saneamento do ambiente, as medidas preventivas de doenças e acidentes, o tratamento das doenças e lesões, a organização dos serviços de saúde, em suma, todos os recursos dirigidos à preservação e à recuperação da saúde, em termos coletivos.

Saúde: melhor compreender para melhor cuidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *