Opinião

Como descartar medicamentos? Posso doar remédios?

Medicação não pode ser jogada no lixo, devendo ter destinação específica

pilulas
60% da população brasileira lê a bula do remédio, segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia – Freepik
Por Saúde Responde
Folha de São Paulo (11/10/10)                                          

SÃO PAULO

Sabe aquela cartela de comprimidos que está esquecida —possivelmente até vencida— dentro de uma gaveta na sua casa? Como se desfazer dela?

Se a primeira coisa que vem à cabeça é “lixo”, cuidado. Jogar remédios em lixeiras comuns ou em pias e privadas não é certo. O correto é encontrar um local adequado de descarte, como farmácias que têm posto de coleta.

Não são, porém, todas as farmácias ou unidades básicas de saúde que fazem a coleta. Pelo site Programa Descarte Consciente é possível encontrar locais que cuidam da coleta e destinação adequada ao remédio.

Segundo Éverton Borges, membro do Conselho Federal de Farmácia, o descarte incorreto leva a danos ambientais, como contaminação de água, solo e animais, e gera risco de impacto em populações vulneráveis, como quem trabalha em lixões. 

“Temos um consumo exagerado e irracional de medicamentos. Hoje é muito fácil adquiri-los, então há remédios em excesso, sem indicação. Acabamos com muitos medicamentos sobrando em casa”, diz Borges.

Segundo o especialista, a indústria poderia facilitar o fracionamento dos medicamentos, evitando, dessa forma, que pacientes adquirissem embalagens maiores do que o necessário. Ele diz, contudo, que há resistência do setor para que haja a mudança.

Se não podemos jogar no lixo, então não tem problema doar um remédio ainda não vencido, certo? 

Não exatamente. Mesmo dentro da validade e sendo doado por pura caridade ou ajuda, a boa ação pode provocar problemas em quem consumir o remédio. Borges diz que medicamentos como pomadas e xaropes vencem pouco tempo após abertos. O modo como a droga é guardada também pode alterar sua ação e eficácia. 

Por isso, o melhor é não doar e não aceitar doações de remédios

Um comentário em "Como descartar medicamentos? Posso doar remédios?"

  1. Marcio Meirelles disse:

    Descarte de medicamentos é coisa séria! Não jogue medicamentos na lixeira, nem na pia, nem no vaso sanitário. E, por paradoxal que pareça, também não doe medicamentos. Você pode encontrar mais detalhes sobre a forma correta de descarte e os locais onde fazê-lo acessando https://www.descarteconsciente.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *