Notícias

Como cuidar da saúde do idoso no verão

WhatsApp Image 2020-01-28 at 14.50.56

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, pois é associado a férias, praia, piscina e diversão. Porém, ele pode ser perigoso para quem está na terceira idade.

Existem alguns fatores que são extremamente prejudiciais à saúde do idoso. São eles: as altas temperaturas (calor intenso), desidratação, qualidade ruim do ar, quedas bruscas de pressão, indisposição alimentar e infecções respiratórias, sendo a principal delas a desidratação.

Os principais motivos que causam este fenômeno em idosos estão relacionados a alterações na composição corporal (idosos têm, naturalmente, menos água no corpo), diminuição da função renal e menor sensibilidade no mecanismo central da sede (o organismo dos idosos não “avisa” sobre a necessidade de água; eles sentem menos sede). Portanto, ofereça frequentemente líquidos a eles, como chás gelados, sucos naturais e, principalmente, água.

As infecções respiratórias, por sua vez, aumentam nessa época do ano por causa das oscilações bruscas de temperatura, especialmente para aqueles que alternam o ambiente aberto com ambientes refrigerados. É importante lembrar que os aparelhos que promovem a refrigeração devem receber manutenção regularmente.

Além dos cuidados com a hidratação e com as vias respiratórias, é fundamental também se atentar para a exposição solar. A recomendação é de 15 minutos por dia, em dias mais amenos, de preferência antes das 10h e após às 16h, sempre com uso de protetor solar.

Na hora de praticar atividades físicas, prefira atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, que aconteçam em horários menos quentes do dia.

Procure incentivar ou promover uma alimentação mais leve e saudável. Isto serve para todos, mas especialmente para os idosos. Eles precisam de alimentos fáceis de digerir, que deem energia e que mantenham o corpo sempre hidratado.

Evite expor o idoso a ambientes fechados. Locais abertos, frescos e bem ventilados evitam a queda da temperatura corporal. Ondas de calor matam pessoas no mundo todo, de todas as faixas etárias, mas, principalmente, na terceira idade.

Neste verão, todo cuidado com a saúde da “melhor idade” é pouco! Por isso, atente-se às dicas para que esta estação seja repleta de vida, alegria, diversão… e saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *