Notícias

Clínica realiza mutirão de atendimento oftalmológico com preços acessíveis

WhatsApp Image 2017-11-27 at 11.05.29

Por: Equipe da Redação
Redacaoobservatorio@gmail.com

A saúde ocular é uma das maiores demandas da população que depende da rede pública no Brasil. Só no município do Rio de Janeiro, cerca de 28.000 pessoas aguardam por uma consulta oftalmológica no Sistema Único de Saúde (SUS). O Rio tem ainda 11.000 pacientes na fila para uma cirurgia eletiva de catarata.

Pensando em contribuir para que os brasileiros tenham acesso aos cuidados com a visão, o médico oftalmologista Samuel Cukierman, em conjunto com outros profissionais da clínica Serviços Médicos Oftalmológicos (SMO), realizou no sábado (25) um mutirão de consultas gratuitas e a preços acessíveis. Os pacientes contaram ainda com a distribuição de colírios, sob prescrição médica.

Os atendimentos foram realizados na clínica SMO, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio. Ao todo, foram oferecidas 100 consultas. 53 pessoas compareceram. Além do exame de vista geral, também foi realizada a medição da pressão ocular, exame que detecta o glaucoma, doença que é uma das maiores causas de cegueira no mundo todo.

“O diagnóstico precoce nos casos de glaucoma é algo fundamental, uma vez que as sequelas causadas pela doença são irreversíveis. Porém a partir momento em que ela é descoberta, é possível conter o seu avanço. A realização desses exames é uma forma de conduzir essas pessoas para o tratamento adequado”, explica Cukierman.

As pessoas que participam do mutirão não só fazem a avaliação gratuita, como também são orientados para dar continuidade ao tratamento. Em alguns casos, o paciente sai da consulta com encaminhamento para locais especializados nesse serviço como o Instituto Benjamin Constant e o Hospital da Lagoa.

Alessandra Barbosa, supervisora da recepção, explica que a clínica também disponibiliza outros procedimentos com preços menores, para dar suporte ao tratamento. Ela conta ainda que “dependendo do quadro clínico e da condição financeira do paciente, ele pode ter a acesso a outros serviços gratuitos, além da consulta”.

Além de diretor da SMO, Samuel Cukierman também é médico voluntário do Instituto de Medicina e Cidadania, entidade parceira do Observatório e da Saúde, e é autor do livro Visão, o Espelho D`alma: a História da Catarata, que conta com riqueza de detalhes a evolução e importância da oftalmologia na vida das pessoas.

6 comentários em "Clínica realiza mutirão de atendimento oftalmológico com preços acessíveis"

  1. Elza Maria disse:

    Excelente iniciativa. Meus cumprimentos ao Observatório da Saúde pela bela reportagem.

  2. Claudio Vieira disse:

    Parabéns ao Dr. Samuel pela bela inicitiva.
    Ações como essa, mostram o grande caráter do cidadão e provam como é possivel a yodos praticar a responsabilidade social.

  3. Maria Pia disse:

    Excelente labor que o dr Samuel já institucionalizou no bairro. Há mais de 30 anos que ele faz isso. Tenho orgulho de participar ativamente e tomara que outros profasionais, não so da medicina e sim de outras areas se espelhem nele para que outras demonstrações de solidariedade surjam no nosso estado!

  4. Marcio Meirelles disse:

    Dr. Samuel Cukierman: médico exemplar. Pela fidelidade aos princípios éticos da sua profissão; pelo excepcional cuidado para com os seus pacientes; pela generosa acolhida aos mais necessitados. Operoso e discreto, não discute nem promete – faz! Parabéns e obrigado, Dr. Samuel.

  5. Marcio Meirelles disse:

    Dr. Samuel Cukierman: médico exemplar. Pela fidelidade aos princípios éticos da sua profissão; pelo excepcional cuidado para com os seus pacientes; pela generosa acolhida aos mais necessitados. Operoso e discreto, não discute nem promete – faz! Parabéns e obrigado, Dr. Samuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *