Notícias

Carnaval e saúde: saiba com conciliar

download
Por: Maylaine Nierg

Geralmente, o carnaval é a época do ano em que as pessoas decidem festejar sem preocupação com o amanhã. Seguindo essa lógica, muitos acabam deixando de lado os cuidados com a saúde, o que pode gerar consequências indesejáveis durante ou após a folia. Por isso, antes de sair para aproveitar esse período, é importante pensar nas precauções a serem tomadas.

A prevenção deve começar por cuidados simples como beber muita água, usar protetor solar durante o dia e manter uma alimentação leve e balanceada, rica em verduras e frutas, que também ajudam a manter os níveis de vitaminas e minerais, e carboidratos, que garantem mais energia para o corpo.

Além disso, é essencial fugir das frituras, uma vez que elas diminuem a disposição. Com esses pequenos cuidados já é possível evitar problemas como insolação, infecção alimentar e desidratação.

De acordo com especialistas, o consumo de bebidas energéticas e comprimidos também não são indicados, porque são ricos em cafeínas, substância que pode causar insônia e atrapalhar o descanso do corpo essencialmente se for tomados juntamente com bebidas alcoólicas.

O excesso de cafeína e substâncias pode ocasionar problemas graves como arritmias e palpitações cardíacas, além de piorar os sintomas de queimação no estômago e gastrite.

A saúde bucal também outro aspecto que não pode ser esquecido. Você sabia que o beijo pode transmitir doenças como herpes labial, candidíase, mononucleose, cárie e gengivite? Por isso, o ideal é evitar beijar pessoas desconhecidas.

Estar com o calendário de vacinação em dia também é fundamental, uma vez que nessa época do ano o Brasil recebe turistas de diversos lugares, o que facilita a propagação de doenças como febre amarela, sarampo, tétano, difteria e coqueluche.

Preservativos

Não é segredo para ninguém, mas é sempre bom ressaltar a importância do uso de preservativos, a fim de evitar gravidez indesejada e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes e AIDS. Em muitos locais ocorre a distribuição gratuita desses preservativos. É importante lembrar que o carnaval acaba, mas a vida continua, e deve ser aproveitada com saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *