Notícias

Campanha Dezembro Laranja é estendida até o final do verão

4a1fead2-d76d-4201-b4e2-adbb99a190da

Com os níveis de radiação solar cada vez mais altos nos primeiros meses do ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) decidiu estender a campanha Dezembro Laranja até o final do verão, fazendo com que ela, agora, passe a ser chamada de Verão Laranja. Segundo o dermatologista Elimar Gomes, coordenador da campanha contra o câncer de pele da SBD, o ideal, porém, é a população se manter protegida dos raio UV durante o ano inteiro.

Por causa da inclinação da Terra, o Sol passa por cima do Trópico de Capricórnio no verão, ou seja, o Brasil sofre incidência direta do Sol. Isso faz com o que a radiação solar ultravioleta seja superior aqui.

Para curtir o verão de forma segura, é recomendado reduzir a exposição solar de forma desprotegida e exagerada, procurando evitar o horário “de pico” do sol, que vai das 10h até as 16h. Além disso, o uso de protetor solar com fator de proteção superior a 30, a utilização de bonés ou chapéus e óculos de sol são pontos fundamentais.

Na praia, o ideal é usar guarda-sóis feitos de lona, pois este material protege mais que a versão de plástico. Ao transpirar ou ao sair da água, reaplique o protetor solar. Isto vale não só para a praia, mas também para piscinas e cachoeiras.

Todo ano o tema da campanha da SBD é renovado para atrair um maior número de pessoas para essa grande ação. Em 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa alertou sobre os sinais do câncer de pele e para o diagnóstico e tratamentos precoces, que aumentam as chances de cura em cerca de 90%.

O câncer de pele é um dos principais tipos da doença que atingem brasileiros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia aproveita a época mais quente do ano para lembrar que a prevenção é sempre o melhor caminho.

A campanha Verão Laranja vai até abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *