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Brasil é o país com o maior número de pessoas sedentárias

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Muitas vezes, quando vamos ao médico, recebemos a recomendação de adotar hábitos saudáveis, o que inclui a atividade física. Isso porque a falta de rotina de exercícios pode impactar na saúde de diversas formas, como o desenvolvimento de diabetes, depressão, obesidade, pressão alta e até o risco de AVC. Por isso, manter-se ativo é mais do que uma opção estética, é uma questão de saúde.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, em 2018, mostram que, na América Latina, encontram-se os países com o maior números de sedentários, sendo Brasil o líder do ranking, tendo quase 50% da população como não praticante de nenhuma atividade.

Lei e projeto de lei na cidade do Rio de Janeiro incentivam hábitos saudáveis

O Exercita Rio, criado pela lei nº 5.320/2011, do vereador Dr. Jorge Manaia (SD), tem como propósito oferecer a promoção da saúde, a conscientização da população sobre a necessidade de alguns minutos por dia dedicados ao exercício e a melhoria da qualidade de vida da sociedade carioca. Dentre as medidas, estão caminhadas e corridas em parques e calçadões, passeios ciclísticos, promoção de eventos culturais com música e dança, implantação de ciclovias e bicicletários, por exemplo.

Já o projeto de lei nº 992/2018, de autoria do vereador Marcelo Arar (PTB), instituiu o Programa de Incentivo à Atividade Física na Terceira Idade. O programa tem objetivos como o incentivo da prática de atividade física regular, o aumento do entrosamento social, a melhora da autoestima e a ajuda no combate de doenças crônicas.

Mudanças no dia a dia já refletem positivamente na saúde

Não se esqueça: antes de começar qualquer atividade, é necessário passar por avaliação médica e de um educador físico para que os exercícios sejam feitos com segurança e sem sustos.

Crossfit, treinamento funcional e outras atividades se revezam como as que estão entre as mais procuradas. Mas nem todo mundo gosta de ambientes fechados ou tem tempo para frequentar academia. Há várias opções e atitudes no dia a dia que já são um passo para uma vida mais ativa.

Exercícios:

  • Andar de bicicleta – procure um parque, ruas tranquilas, uma ciclovia e vá pedalar. Exercita o corpo e a mente.
  • Natação – esse esporte desenvolve os músculos, ajuda a aliviar o estresse, ainda ajuda a melhorar a postura e a circulação.
  • Lutas – há diversas modalidades: boxe, muay thai, jiu-jítsu, judô… O aluno tem mais socialização, é um exercício intenso e existem várias academias especializadas.

Dicas para o dia a dia:

  • Tarefas domésticas – encare lavar o banheiro, limpar a casa e arrumar o quintal como atividades físicas que te ajudarão a sair do sedentarismo.
  • Passeios com o cachorro – leve seu animal de estimação para passear em parques ou pelas ruas do bairro. Exercite-se com ele.
  • Dança – se não encontrar uma academia de dança para ter aulas, coloque uma música bem legal e, simplesmente, dance. O importante é não ficar parado.
  • Escadas – tente usar mais escadas e menos elevadores, principalmente se a diferença entre os andares for pequena.

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