Blogueiros da saúde, já ouviu falar?

Muitos começaram como qualquer outro blogueiro, com um assunto que gostariam de tratar, que lhes interessava. Os temas podem variar entre musculação, passando por moda, maquiagem, cabelo, e muitos outros. Já os blogueiros da área da saúde focam em temas específicos ligados ao bem-estar do corpo e da mente, e a medicina de modo geral.
A maioria são pacientes que lidam com alguma condição, ou têm alguém passando por uma doença na família, como um filho, por exemplo. Seu objetivo é principalmente compartilhar suas experiências, para que outras pessoas que estejam passando por aquela situação se sintam menos solitárias com aquela condição.
Os blogueiros da saúde passam a contar do seu dia a dia, explicar termos médicos ou rotinas, mostrar o que ocorre dentro dos consultórios do ponto de vista do paciente e focam na informação.
Grande parte das pessoas hoje buscam opiniões e informações na internet, logo após recebermos algum diagnóstico, o que mostra como são atraídas por histórias e experiências de quem está vivenciando a aquela mesma situação. Através desses blogs ou canais do YouTube, é possível mostrar como é a convivência diária com doenças ou condições de saúde, trazendo dicas e respostas que só se tem quem já passou por aquilo também.
É importante destacar que as histórias e dicas nos blogs não substituem o acompanhamento médico. Elas estão ali para prover o conforto e motivar as pessoas durante algum tratamento. A sensação é a de pertencer a um grupo com motivações e dificuldades similares, um grupo de apoio, pois mais e mais pessoas fãs dos blogs ou dos blogueiros, que passam pela mesma situação, se unem.
Enquanto a medicina trata do aspecto científico, blogs como o “Eu e Bete”, do jovem Pablo Silva, diabético tipo 1 que fala sobre a sua rotina com a doença, ou Juliana Lessa, criadora do blog ‘Insulina Portátil’, tratam do aspecto emocional da saúde. Existem blogueiros que falam de sobre a rotina com filhos autistas, ou com Síndrome de Down, outros que perderam a visão ou audição. Servem para colocar um rosto e humanizar essas condições, trazendo visibilidade e promovendo a empatia.
Sentir-se que faz parte de algo e que não está sozinho nas dificuldades e felicidades rotineiras é o que motiva as pessoas a seguirem esses blogs. Para os blogueiros, é uma forma de desabafar e de ajudar ao próximo, compartilhando suas experiências. Além de servir de exemplo positivo para reforçar a necessidade de seguir os tratamentos, sendo um lembrete para cuidar da sua saúde, é uma nova tendência que segue a linha natural, quando mais e mais pessoas sentem-se inclinadas a compartilhar de suas vidas e falar sobre seus interesses.