Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Blockchain – o que representa na área de saúde?

Giselle Felix
Fisioterapeuta
CREFITO 68828 F

A tecnologia tem inúmeros benefícios para transações on-line, especialmente no campo dos ativos digitais, como dados de saúde. O Blockchain possui um imenso potencial na área de saúde. De acordo com o estudo do IBM Institute for Business Value, os “early adopters”, como são chamados os adeptos de novas tecnologias, esperam os maiores benefícios do blockchain em tempo, custo e risco em três áreas: registros de ensaios clínicos, conformidade regulamentar e registros médicos / de saúde.

O Blockchain é capaz de transformar todo o sistema de registros médicos, assim como a Estônia já fez: em março de 2017, a Autoridade de Saúde Eletrônica do país Báltico assinou um acordo para garantir os registros de saúde de mais de um milhão de estonianos. Se houvesse vontade política e apoio financeiro abrangente, outros países também poderiam seguir a liderança da Estônia e de Dubai. O último também começou a testar a tecnologia blockchain para garantir seus registros médicos eletrônicos.

Um blockchain é um tipo de livro gerado, espécie de banco de dados descentralizado, que mantém registros digitais continuamente atualizados de quem é o dono do que. Ao invés de ter um administrador central como um banco de dados tradicional, com bancos, governos e contadores, um livro de contas distribuído possui uma rede de bancos de dados replicados, sincronizados via internet e visíveis para qualquer pessoa dentro da rede. Quando uma transação digital é realizada, ela é agrupada em um bloco criptograficamente protegido com outras transações ocorridas nos últimos 10 minutos e enviadas para toda a rede. As redes Blockchain podem ser privadas com associação restrita, semelhante a uma intranet, ou pública, como a Internet, acessível a qualquer pessoa no mundo.

Em vez de grandes dados, a captura de dados de longo prazo torna-se mais facilmente possível. E é exatamente por isso que é a solução perfeita quando precisamos documentar o registro de saúde de um paciente para criar registros confiáveis ​​de vacinas ou para garantir o movimento de drogas através da cadeia de suprimentos.

A natureza descentralizada, aberta e criptográfica do Blockchain permite que as pessoas confiem umas nas outras e transitem de igual a igual, tornando ultrapassada a necessidade de intermediários, trazendo benefícios de segurança sem precedentes. Por isso, o Blockchain irá interromper profundamente centenas de indústrias que dependem de intermediários, incluindo bancos, finanças, academia, imobiliário, seguros, jurídicos, cuidados de saúde, setor público, e muitos outros. Isso resultará na transformação completa de indústrias inteiras, trazendo muitos benefícios positivos.

Ainda que você tenha ficado com dúvidas sobre o que significa a tecnologia Blockchain e sua aplicação, com certeza depois do escândalo do Facebook em relação ao uso dos dados dos seus usuários fez muita gente repensar antes de sair fornecendo suas informações em cadastros eletrônicos e sites de redes sociais. Ficamos mais atentos ao valor que nossos dados possuem, pois são uma forte moeda econômica na era da Indústria 4.0, o Blockchain é uma forma de proteção.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *