Notícias

As alergias de verão

allergy

Todo ano, junto com o verão, chegam as incômodas alergias. A exposição ao sol, a areia da praia, picadas de mosquito e o clima úmido podem aumentar as alergias de pele e as alergias respiratórias.

Os principais problemas de pele que se manifestam nesta época do ano são as chamadas dermatites: dermatite atópica, urticária e a dermatite de contato.

A dermatite atópica é uma doença crônica e muito comum. O indivíduo apresenta erupções avermelhadas na pele, principalmente no rosto, braços e pernas, mas podem também surgir por todo o tronco.

A urticária também atinge um número significativo de pessoas no verão. Ela é caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que podem aparecer em qualquer lugar do corpo.

A dermatite de contato é causada pelo contato com certas substâncias, como o tecido de roupas comuns nesta época do ano (como lycras, poliéster e algodão) ou com produtos de beleza e higiene pessoal. O indivíduo pode apresentar coceira e manchas vermelhas pelo corpo, como bolinhas.

Quando o assunto são as alergias respiratórias, entra em campo a principal responsável por elas: a rinite alérgica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta enfermidade está presente na vida de centenas de milhões de pessoas de todas as idades, cerca de 20 a 25% da população mundial.

As chuvas e o tempo úmido são fatores que facilitam o aumento de ácaros e fungos, deixando as pessoas mais expostas a doenças alérgicas respiratórias.

Use roupas leves, protetor solar, evite substâncias químicas fortes (como perfumes, cremes e loções) que possam irritar suas vias aéreas, beba bastante água e aproveite muito o verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *