Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Apresentação da Coluna Cultura de Saúde

Coluna Cultura de Saúde
Dr. Newton Miguel Moraes Richa - Médico do Trabalho

Apresentação da Coluna Cultura de Saúde

A cultura de uma coletividade pode ser definida como o conjunto de crenças, valores, hábitos e atitudes que orientam o modo como as coisas são realizadas por seus membros. Esta definição permite afirmar que prevalece no Brasil uma cultura de doença. Reforçam esta argumentação os discursos de nossas lideranças, que usam o termo saúde quando, na verdade, querem falar sobre doença. Observa-se, em todo o país, que a assistência dada à população está concentrada no tratamento de doenças e na reabilitação de incapacitados, com pouca ou nenhuma atuação em prevenção.

A experiência dos países desenvolvidos mostra que, uma Cultura de Saúde, alicerçada em valores como a prevenção, o envolvimento social, a justiça, a confiança, a participação e a sustentabilidade, constitui um requisito essencial para assegurar a saúde da população. A Cultura de Saúde motiva as pessoas para a aprendizagem permanente de como agir para melhorar a saúde individual e coletiva, bem como a importância de influenciar o comportamento de outros nesse sentido.

Em seu artigo 196, a Constituição Federal do Brasil estabelece que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” A primeira etapa para tornar realidade este direito coletivo é desenvolver e consolidar uma Cultura de Saúde, a partir da plena compreensão de definições e conceitos básicos que serão apresentados nesta coluna.

Este espaço está aberto para as pessoas que queiram contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população brasileira, por meio da educação. Nessa perspectiva, o Programa Saúde do Futuro, por intermédio do Portal Observatório da Saúde, convida voluntários atuantes nas diferentes áreas profissionais, a participar dessa iniciativa.

A saúde é uma resultante complexa da interacão de fatores culturais, políticos, econômicos, educacionais, sociais, ambientais e pessoais.

2 comentários em "Apresentação da Coluna Cultura de Saúde"

  1. O Dr. Newton Richa, sintetiza, nesses poucos parágrafos, mais do que um programa de governo, todo um “programa de Estado” para a área da Saúde: o desenvolvimento de uma cultura de Saúde no nosso país. Uma das dificuldades encontradas na consolidação de um sistema de saúde efetivamente único e universal talvez esteja nesse arraigado entendimento de que “cuidar da saúde é apenas tratar das (eventuais) doenças”. Uma avaliação mais criteriosa da questão está a demonstrar que podemos reduzir muitíssimo a ocorrência de doenças desde que nos dediquemos a preveni-las e não, apenas, a tratá-las. Faz mais sentido e é mais barato. Mas, para isso é preciso mudarmos hábitos e atitudes. Exercícios sistemáticos, alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente (combater a poluição, investir em saneamento, melhorar as moradias, etc.), implicam no desenvolvimento de uma nova cultura, uma “Cultura da Saúde”.
    Vamos aguardar, com o maior interesse, os desdobramentos desse tema nas próximas apresentações da Coluna Saúde do Futuro.

  2. Giselle Felix disse:

    Concordo com os doutores. Os adventos das guerras durante o desenvolvimento da medicina ocidental da época voltou o foco dos estudos nas doenças, na correção das deformidades, e para a descoberta de soluções para os problemas das doenças do período. Passamos pela era da informação, onde a tecnologia avançou muito mais do que a soma de todos os anos até aquele momento. Estamos na era do conhecimento, em que predomina a lei da abundância, ou seja, quanto mais eu compartilho conhecimento, maior é a geração de riqueza: quanto mais “saber” sobre saúde for divulgado, maior será a prevenção alcançada, mais oportunidade de investimento em qualidade de vida e menos gastos em função de doenças. Qualidade de vida é um valor incalculável para um povo. Meus parabéns pela iniciativa e contem com meu apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *