Notícias

Anvisa lança medida para controlar consumo de sal, açúcar e gorduras saturadas

shutterstock_202514323
Por Maylaine Nierg
redacaoobservatorio@gmail.com

A Agência Nacional de Saúde (ANVISA) adotou uma iniciativa para que os consumidores tenham acesso a informações mais claras sobre os alimentos que estão ingerindo. A medida prescreve que as embalagens dos alimentos deverão conter rótulo retangular com fundo branco e letras pretas, indicando se há “alto teor” de açúcares adicionados, sódio ou gorduras saturadas. 

A decisão é semelhante à de outras entidades de defesa do consumidor, como da Organização Pan-americana de Saúde, e tem como objetivo fazer com que consumidores de todos os níveis sociais e tenham clareza sobre o que consomem. A Anvisa explica que o rótulo “Alto teor” é uma forma de estimular a prevenção de doenças crônicas e obesidade. 

De acordo com a Anvisa, as quantidades dessas substâncias nos alimentos serão mais restritivas quando a lei estiver em vigor há aproximadamente três anos e meio. Haverá algumas exceções nas quais essas regras não se aplicam. Entre elas, alimentos como carnes, azeite e vegetais. 

Alterações na tabela nutricional

Dentro dessa nova proposta da Anvisa também estão inclusas alterações na tabela nutricional. Ela passará a ter um padrão específico, cores, tamanho e letra preestabelecidos. A tabela também contará com informações sobre açúcares totais e adicionais. Esse rótulo também precisará descrever quantas porções tem em cada embalagem. 

Segundo a nova tabela, o limite para 100ml ou 100g inclui substâncias como: 

  • Sódio: 200 miligramas (mg) para líquidos e 400mg para sólidos;
  • Gordura saturada: 2g para líquidos e 4g para sólidos; e
  • Açúcar: 5g para líquidos e 10g para sólidos.

Porque esse rótulo é importante

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros estavam obesos no ano de 2018. A ingestão de alimentos processados e ultraprocessados tem feito com que esse problema se agrave cada vez mais. Além da obesidade, alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras saturadas tendem a aumentar os riscos de doenças do coração, problemas nos rins, entre outros. 

Os problemas relacionados a esses alimentos crescem em toda a população mundial, por isso é importante que as entidades, juntamente com os cidadãos se unam para reverter esse quadro.  O novo rótulo da Anvisa faz parte de um amplo debate sobre essa temática, e representa um avanço a prevenção da saúde da população brasileira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *