Programa Saúde do Futuro

A Influência dos Relacionamentos Sociais na Saúde

Coluna Cultura de Saúde
Dr. Newton Miguel Moraes Richa - Médico do Trabalho

A Influência dos Relacionamentos Sociais na Saúde

Na Constituição da Organização Mundial de Saúde, aprovada em 22 de Julho de 1946, foi adotada a definição visionária que permanece até hoje: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Esta visão holística vem sendo validada por numerosos estudos e pesquisas realizados em diferentes países.

Nesse contexto, merece destaque a pesquisa intitulada “Estudo do Desenvolvimento Adulto”, empreendido pela Universidade de Harvard, que apresenta a inédita duração de 75 anos, acompanhando 224 jovens do sexo masculino, subdivididos em 2 grupos: alunos de Harvard e jovens de famílias pobres de Boston.

Todos foram acompanhados por meio de entrevistas e exames médicos a cada 2 anos. Há cerca de 60 sobreviventes com mais de 90 anos. O estudo está sendo conduzido pelo quarto diretor, Robert Waldinger, e mostrou como principal conclusão que os bons relacionamentos com familiares, amigos e comunidade são os fatores que nos mantêm mais felizes e saudáveis.

Foram extraídas três importantes lições sobre os relacionamentos: 1ª- As conexões sociais são boas e a solidão é prejudicial para a saúde e para a memória. 2ª- A qualidade dos relacionamentos mais próximos ê importante. Viver em meio a conflitos é ruim para a saúde. Aos 50 anos, o nível de satisfação com os relacionamentos mostrou-se mais importante que o nível de colesterol para prever o envelhecimento.

As pessoas mais satisfeitas com seus relacionamentos aos 50 anos mostraram-se as mais saudáveis aos 80 anos. 3ª- Os bons relacionamentos protegem também a mente. Em resumo, o longo estudo ensina que uma vida feliz e saudável se constrói com boas relações sociais, confirmando a visão de futuro dos fundadores da Organização Mundial de Saúde.

Saúde: melhor compreender para melhor cuidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *