Notícias

A importância da prevenção da doença renal crônica

dia nacional do rim

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, que este ano, cai no dia 12. A data tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância desse órgão para a nossa saúde.

O rim não apenas filtra a urina, mas também limpa todas as impurezas e toxinas de nosso corpo, realiza um equilíbrio entre a água e as substâncias minerais, libera hormônios que mantêm a pressão arterial regulada e ativa a vitamina D.

Com a campanha de conscientização, espera-se reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doenças renais, que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), afeta mais de dez milhões de pessoas no Brasil.

O tema central do Dia Mundial do Rim de 2020 é o exame de diagnóstico precoce de doenças renais: a dosagem de creatinina no sangue. A taxa é um parâmetro de qualidade do funcionamento renal e o exame possibilita encontrar disfunções antes que ocorram lesões mais graves, como as que necessitam de futuro transplante.

Antes do mês de março, a SBN iniciou uma campanha antecipada. Nela, solicitou ao público sugestões de frases envolvendo a palavra “creatinina”, para serem utilizadas nas campanhas oficiais.

As duas frases escolhidas foram:

  • “Ame seus rins, dose sua creatinina!”
  • “É exame de rotina? Peça a creatinina!”

Sobre a prevenção de doenças renais, os nefrologistas aconselham as seguintes ações:

  • Hidratação correta
  • Redução do consumo de sal
  • Não fumar e limitar o consumo de álcool
  • Realização de exercícios físicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *