Dr. Newton Richa

Programa Saúde do Futuro

Por Dr. Newton Richa

Faça a melhor escolha para a sua vida (Parte I)

Giselle Felix
Fisioterapeuta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e Doença Cardíaca” para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). A campanha alerta para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, visto que o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

Entretanto, mesmo com todos os riscos, parar de fumar não é tarefa fácil para quem possui o hábito. Alguns especialistas sugerem que parar gradualmente pode ser uma alternativa menos difícil para quem possui altos níveis de dependência. No entanto, estudos publicados no Annals of Internal Medicine, sugerem que a redução gradual nem sempre gera resultados tão promissores. Entre os participantes avaliados, aqueles que pararam drasticamente tiveram 25% a mais de sucesso em se manter longe da droga após 6 meses do início do tratamento. Segundo pesquisas, indiferente da medida adotada, seja drástica ou gradual, algumas mudanças podem auxiliar nos bons resultados, e vamos compartilhá-las caso você considere uma possibilidade abster-se do cigarro durante o dia 31/05:

Mantenha-se ocupado com atividades prazerosas;

Invista em atividades físicas;

Busque auxílio de especialistas e profissionais;

Conscientize a família e os amigos sobre a sua decisão;

Evite situações associadas ao cigarro;

Evite o consumo de outras drogas, como o álcool;

Melhore a alimentação;

Reduza dos níveis de estresse.

Uma outra dica que pode ajudar é saber que a Fundação do Câncer está com uma campanha que convida os cidadãos a compartilhar a sua história e ser assim um exemplo de superação para todos, escrevendo o seu depoimento no site, ou usando #DiaMundialSemTabaco. Que tal inspirar-se nos depoimentos, e por que não inspirar outras pessoas a também deixar de fumar hoje?

REFERÊNCIAS:

Doença cardiovascular será tema do Dia Mundial Sem Tabaco 2018: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/doenca-cardiovascular-sera-tema-do-dia-mundial-sem-tabaco-2018-1.1942288

Doença cardiovascular será tema do Dia Mundial sem Tabaco:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2018/doenca-cardiovascular-sera-tema-dia-mundial-sem-tabaco

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco: http://www.saude.mg.gov.br/tabagismo

Dia Mundial sem Tabaco: https://www.cancer.org.br/sobre-o-cancer/eventos-e-campanhas/nossas-campanhas/dia-mundial-sem-tabaco/

31 de Maio. Dia Mundial sem Tabaco: como e por que parar de fumar?:

31 de Maio. Dia Mundial sem Tabaco: como e por que parar de fumar?

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